Uma comitiva formada por desembargadores João de Nadal, Altamiro de Oliveira, prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini, vereador Maycon Costae e o deputado estadual Sérgio Guimarães (União) estiveram na praia de Naufragados, nesta terça-feira (06). Eles fazem uma visita técnica para avaliar a realidade da comunidade local, que luta pelo direito de permanecer nas terras. São 33 famílias que vivem há centenas de anos no local. O deputado estadual, Sérgio Guimarães, afirma que a data é muito importante para os habitantes da praia. “Vamos seguir lutando
por esses moradores nativos de Naufragados e nada mais justo que eles ficarem no local para cuidar e preservar como sempre fizeram.” Destacou.
A moradora, Maria da Glória Ferreira lembrou da importância de receber essa comitiva na comunidade. “Esse é um momento que nunca houve em Naufragados e estamos gratos por essa oportunidade em que só queremos reafirmar a importância da nossa comunidade.”
O presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini, reforçou a importância da participação do judiciário nessas discussões e enalteceu a criação de uma comissão para acompanhar casos como o de Naufragados. “Isso mostra a sensibilidade do Judiciário e estamos aqui hoje para saber como a Câmara Municipal pode atuar na solução dessa situação.” Afirmou.
Após se reunirem, os representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo local e estadual visitaram diversos pontos da praia para confirmar os cuidados dos moradores com a área. Sérgio Guimarães já acompanha o dilema dos moradores desde 2019. Os moradores brigam na justiça pelo direito de permanecer nas terras. Decisão judicial exige
a derrubada dos imóveis, após diversas manifestações, houve suspensão da medida.
De acordo com Guimarães, a intenção dos moradores da praia é tornar a área de preservação com manejo sustentável. A ideia de criar um parque municipal, tornaria os moradores responsáveis pela manutenção e preservação da área. Essa foi uma das defesas apresentadas durante a visita técnica.
Além das autoridades, juristas vinculados aos poderes participantes também acompanharam a comitiva como forma de conhecer os aspectos que podem contribuir para a constituição do pleito da comunidade.