Hoje é quarta-feira, 11 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALDiretor-presidente da Casan visita obra de ampliação da ETE Ingleses e confirma...

Diretor-presidente da Casan visita obra de ampliação da ETE Ingleses e confirma entrega para agosto

Com a intensificação das atividades na nova gestão, atualmente 90% da estrutura civil está completa

“Hoje temos a clara visão de que será tudo concluído no início de agosto”. A afirmação é do diretor-presidente da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), Laudelino Bastos, ao visitar na manhã de quarta-feira (10) a obra da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto dos Ingleses. Acompanhado de Pedro Joel Horstmann, diretor de Operações e Expansão da Companhia, Laudelino atendeu jornalistas e vistoriou o andamento da obra. Com a intensificação das atividades na nova gestão, atualmente 90% da estrutura civil está completa.

“Quando a gente assumiu a CASAN a gente não viu profissionais e máquinas atuando, era um deserto”, afirmou Laudelino. “Hoje a gente percebe as obras trabalhando, a estação já sendo movimentada, construção efetivada, faltando apenas 10% da estrutura civil. Essa foi uma cobrança feita de modo muito veemente pelo governador Jorginho Mello e estamos contentes com o resultado”.

A obra da ETE Ingleses foi anunciada em 2017, como parte do Sistema de Esgotos Ingleses-Santinho. O valor do investimento passou por revisões homologadas e está orçado atualmente em R$123,5 milhões. O dinheiro foi obtido junto a uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), com coparticipação mínima da CASAN. Com a implantação do Sistema, serão abarcados aproximadamente 68,6 km da rede coletora, com 5.787 ligações domiciliares. Confira imagens de drone da ETE Ingleses.

A ETE Ingleses contará com o tratamento de efluentes em nível terciário, com vazão de 105 L/s. “Esse tratamento é o que temos de mais moderno em tecnologia, e com essa modalidade conseguimos uma autorização junto aos órgãos ambientais para lançar o efluente tratado, gerando melhoria na qualidade da água do Rio Capivari”, explicou o diretor-presidente.
Para além da melhoria na água do rio, Laudelino também ressaltou a importância da ETE para a questão da balneabilidade nas praias próximas, da saúde da população e da valorização imobiliária na região do Norte da Ilha.

Novos projetos de estações em outubro

Além da ETE Ingleses, a CASAN hoje tem em Florianópolis obras em andamento com as construções das ETEs João Paulo e Rio Tavares e a ampliação da ETE Insular. Junto a essas iniciativas, a CASAN também pretende anunciar junto à Prefeitura de Florianópolis mais outros três projetos em outubro deste ano.

O primeiro desses projetos é uma estação de tratamento de esgoto que vai coletar áreas próximas ao Rio Capivari e ao Rio Vermelho. As outras duas estações projetadas vão estar localizadas em Ratones, para atender bairros do entorno como Vargem Grande, Vargem Pequena, Daniela e Praia do Forte; e no Pântano do Sul, para atender a região do Sul da Ilha.

Essas três novas obras serão feitas com a modalidade de locação de arquivos, na qual há a participação direta do setor privado na construção. “O empreiteiro vai construir a estação e cobrar da CASAN um aluguel para a utilização daquela estrutura. Com base nisso a gente acredita que uma obra que tem um prazo de três anos consiga ser feita em torno de dois anos. Se der tudo certo, começamos em 2024 e em 2026 estará concluído”, confirmou Laudelino, confiante em antecipar a meta da universalização do tratamento de esgoto na capital do estado prevista originalmente para 2033.
Fotos: Acervo CASAN
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa