Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIAEducação financeira para crianças: organização e disciplina devem começar cedo

Educação financeira para crianças: organização e disciplina devem começar cedo

Publicidadespot_img

Para ser uma pessoa organizada e planejada financeiramente é necessário aprender algumas habilidades e se dedicar a elas. Se ensinadas na infância, a disciplina com o dinheiro pode virar um hábito que garante vida e rotinas mais tranquila com as finanças.

É fundamental, também, respeitar o estágio de aprendizado. Por exemplo, não adianta falar de juros compostos com uma criança bem pequena ou algo simples demais com criança mais velha, é preciso adaptar o que for possível ao estágio da criança, afirma o líder regional da XP em Santa Catarina, Marcelo Pedroso.

Também é fundamental ensinar pelo exemplo. “Se os pais têm uma boa organização financeira, os filhos tendem a encarar de um jeito parecido, se tiver endividado, terá barreiras ao longo da vida, acessando memórias da família”, alerta.

Outra orientação é trocar a mesada por “semanada”. “O ideal é que a ‘semanada’ não seja depositada em cofrinho porque é importante que a criança saiba a meta que ela tem que atingir e a família precisa estar ao lado explicando o que está acontecendo”, orienta Marcelo Pedroso.

Como ensinar educação para crianças

– Introduza o assunto logo o mais cedo possível

– Adeque a linguagem de acordo com a idade da criança

– Ensine pelo exemplo: se os pais têm uma boa organização financeira, os filhos tendem a encarar de um jeito parecido

– Mesada, semanada ou quinzenada, o nome e a frequência variam de acordo com a idade da criança. O recomendado é que crianças mais novas não recebam todo o dinheiro de uma vez, pois são mais impulsivas e não têm noção de tempo.

Sobre a XP Inc.

A XP Inc. é a maior plataforma de investimentos do Brasil, dona das marcas XP, Rico, Clear, entre outras. A XP Inc. tem mais de 3,8 milhões de clientes ativos e R$ 925 bilhões de ativos de clientes. Nos últimos 21 anos, a empresa vem transformando o mercado financeiro brasileiro para melhorar a vida das pessoas, garantindo relações mais transparentes entre os clientes e as instituições financeiras.  Para mais informações, acesse o site www.xpinc.com

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa