Os departamentos de Psicologia e Direito da Faculdade Anhanguera estão empenhados em levar as pautas de prevenção a violências para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de São José. A temática foca nas violências doméstica, racismo e LGBTQUIAP+. As palestras – que iniciaram em abril e seguem até maio – contemplam os seis polos da EJA em São José.
A professora Cristiane Cordeiro e os universitários apresentam os conceitos dos temas abordados, mostrando como identificar e as formas de denúncias aos crimes de violência. “O objetivo dessa parceria é sensibilizar os estudantes para respeito às pessoas”, frisou o coordenador da EJA em São José, Antônio Carlos da Silva.
Com a ação, os estudantes do município aprendem que há diversos tipos de violência, seja ela de gênero, física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. Assim, guia a população a identificar as agressões e denunciá-las de forma eficaz.
Os palestrantes reforçaram que, além do número 190, a Polícia Militar de Santa Catarina também conta o aplicativo PMSC Cidadão. O APP é mais uma ferramenta de apoio ao atendimento de emergência. Por ele, o usuário pode enviar vídeos, fotos e áudios.