Hoje é quarta-feira, 29 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALEmpresas de Florianópolis podem investir em projetos sociais através de iniciativa da...

Empresas de Florianópolis podem investir em projetos sociais através de iniciativa da ACIF

Foram recebidos 42 projetos e quatro foram aprovados, atendendo mais de 6.500 pessoas, nas regiões do Centro, Ingleses/Canasvieiras e Continente

Uma forma estruturada do empresário contribuir para o desenvolvimento social da cidade. Assim é o PAP (Programa de Apoio a Projetos) da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), que busca incentivar, fortalecer e ampliar projetos de responsabilidade social que precisam de apoio em Florianópolis.

Com a meta de promover o bem-estar e o desenvolvimento social e econômico, a ação tem um histórico de estimular boas práticas por meio da força do empreendedorismo. Somente neste ano, o Edital PAP 2022/2023, prevê o investimento de R$ 70 mil.

 Foram recebidos 42 projetos e quatro foram aprovados, atendendo mais de 6.500 pessoas, nas regiões do Centro, Ingleses/Canasvieiras e Continente.Os critérios de avaliação foram: relevância social e potencial transformador; continuidade e auto sustentabilidade do projeto; inovação, visibilidade e relevância nas contrapartidas.

“As empresas que desejam se adequar no apoio a projetos sociais têm no PAP uma maneira estruturada e segura de contribuir com o desenvolvimento social de Florianópolis, podendo acompanhar a destinação dos recursos e tornar-se uma empresa socialmente responsável”, ressalta o presidente da ACIF, Rodrigo Rossoni.

Educação e tecnologia

Um dos projetos aprovados no edital deste ano é o “Inovação e Economia Criativa para Crianças”, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que tem como foco a realização de oficinas lúdicas e visitas técnicas para cerca de 5 mil crianças, abordando os temas do empreendedorismo, inovação e educação fiscal, aspectos de liderança, ética, planejamento, logística, economia criativa e sustentabilidade.

Outro destaque na categoria empreendedorismo, trabalho e geração de emprego e renda é o projeto “Minha cidade, meu aplicativo”, do Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CPDI), destinado a crianças e adolescentes para aprendizado em desenvolvimento de aplicativos para smartphone baseado numa ideia de resolução de um problema social ou comunitário.

10 anos de atuação

Em 10 anos de atuação, o PAP já destinou cerca de R$ 700 mil para projetos sociais em Florianópolis, impactando direta e indiretamente quase 40 mil pessoas. Os projetos são escolhidos a partir de uma seletiva, que acontecem anualmente.

O PAP surgiu como uma demanda através de empresários que faziam doações voluntárias. O projeto foi criado com esse intuito de fomentar uma estrutura mais organizada, sendo o braço social da ACIF para ajudar o terceiro setor com iniciativas de responsabilidade social”, explica Rafael Novaes, coordenador do PAP.

São aceitos apenas projetos de pessoas jurídicas sem fins lucrativos, com sede ou filial em Florianópolis, através de ações sociais que se encaixem nas categorias: Empreendedorismo, Trabalho e Geração de emprego e renda; Inovação; Promoção da Cultura e/ou Artes; Turismo; Educação; Inserção de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho e Meio Ambiente.

Mais detalhes sobre informações e cronograma do PAP estão disponibilizados no site: www.acif.org.br/pap-2022/

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa