spot_img
Hoje é sábado, 15 de março de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEncontro de formação fortalece parceria do Instituto Collaço Paulo com a Fiesc/Sesi/Senai

Encontro de formação fortalece parceria do Instituto Collaço Paulo com a Fiesc/Sesi/Senai

O núcleo educativo propõe o encontro "Diálogos em Máscara Humana" para esta quinta-feira, dia 27, entre 17 e 19 horas, quando as dinâmicas formativas atendem a multiplicadores de informação

spot_img

O compromisso pedagógico do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis, entra em ação de novo com a oferta de uma atividade de formação de professores, gratuita, porém agora em forma virtual. A intenção é, a cada exposição, alcançar e ajudar professores. O núcleo educativo propõe o encontro “Diálogos em Máscara Humana” para esta quinta-feira, dia 27, entre 17 e 19 horas, quando as dinâmicas formativas atendem a multiplicadores de informação.

O diferencial neste momento é o formato virtual, adotado pela primeira vez para garantir a abrangência de público e a expansão de informações para outras cidades sobre o instituto mantenedor da Coleção Collaço Paulo, cujo recorte valoriza a produção de Rodrigo de Haro (1939-2021), uma curadoria de Francine Goudel apresentada na exposição “Máscara Humana” que se estende até 26 de abril.

Aberto, o encontro “Diálogos em Máscara Humana” aproxima mais uma vez a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em uma parceria iniciada em 2023 que investe no envolvimento de professores conectados ao seu sistema, além dos que atuam na rede pública, particular, municipal, estadual e federal. Estudantes de graduação e pós-graduação em áreas como artes, história, pedagogia, museologia, e outros pesquisadores, educadores autônomos são o público-alvo que também envolve outros interessados.

Com a Fiesc/Sesi/Senai, próximo das lideranças industriais envolvidas no desenvolvimento econômico e educacional de Santa Catarina, o Instituto Collaço Paulo ajuda no fortalecimento do ecossistema da educação e da cultura. Parceiros no desejo de transformação social por meio das artes visuais, o elo institucional se dá de diferentes modos, como em outubro de 2024, quando a convite do Sesi, o instituto integra o 1º Seminário de Indústria Cultural e Economia Criativa, realizado na Fiesc.

“Diálogos em Máscara Humana”

Em duas horas no encontro “Diálogos em Máscara Humana”, Joana Amarante, coordenadora do núcleo educativo do Instituto Collaço Paulo, e Marcello Carpes, arte educador, sugerem uma troca de experiências e expõem o programa educativo da mostra, que se desenvolve em quatro etapas: apresentação do Instituto Collaço Paulo, do artista Rodrigo de Haro, da exposição e, por fim, do material educativo.

Amarante é professora e artista visual. Mestre em teoria e história das artes visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (2013), é graduada em educação artística: habilitação artes plásticas (2010), ambas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atua como mediadora na exposição “CoMuM”, 20ª Semana Nacional de Museus – O Poder dos Museus, Museu de Florianópolis (2022); “O Mundo como Armazém” – 16ª Edição do Projeto Armazém”, Museu de Arte de Santa Catarina (18); “Franklin Cascaes: Desenhos e Esculturas”, Palácio Cruz e Sousa (2010). Contemplada com o Prêmio “Jovens Artistas: Arte Contemporânea em Santa Catarina” (2018) e com o edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014. Atualmente coordena o núcleo educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, onde desenvolve materiais educativos, ferramentas interativas e programas voltados à comunidade escolar e ao público interessado. Marcello Carpes é mestrando na linha de ensino das artes visuais, pela Udesc e arte educador no Instituto Collaço Paulo, onde atua no diálogo e na promoção das exposições do espaço, fortalecendo a relação entre arte, educação e os públicos.

Apoio educativo e inclusivo

A exposição “Máscara Humana” e as iniciativas que asseguram uma série de atividades de cunho educativo e inclusivo contam com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), apoio cultural da Ibagy, Cassol, Softplan, Hurbana, Corporate Park e Paradigma Cine Arte e patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Serviço

O quê: Encontro de Formação de Professores Sesi/SC “Diálogos em Máscara Humana” 

Quando: 27.2.2025, 17h às 19h

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: 3025-4058

Quanto: gratuito. Certificado com carga horária de 2h

Serviço

O quê: exposição “Máscara Humana”

Quando: até 26.4.2025; seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: 3025-4058

Quanto: gratuito

Saiba Mais

www.institutocollacopaulo.com.br

@institutocollacopaulo

educativo@institutocollacopaulo.com.br

Teaser 2024 Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Realização

Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Apoio

Sesi

Apoio Cultural

Ibagy, Cassol, Softplan, Hurbana, Corporate Park e Paradigma Cine Arte

Patrocínio

Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa