Neste fim semana, a Travessia Artística Ilha-Continente do grupo O Dromedário Loquaz chega ao Norte da Ilha com duas peças teatrais: o monólogo sobre a vida da poetisa portuguesa “Florbela Espanca”, na sexta-feira (27) às 19h30, e o clássico infantojuvenil “O Pequeno Príncipe”, no sábado (28) às 16h. As apresentações serão no Salão Paroquial do Rio Vermelho, com entrada gratuita e distribuição dos convites no local uma hora antes das apresentações.
Com a proposta de democratizar o acesso aos espetáculos teatrais e performances musicais, o grupo O Dromedário Loquaz leva ao público apresentações que encantam por onde passam, sempre prezando pela qualidade técnica, artística e musical. As apresentações ocorreram no Monte Cristo, Armação, Centro e agora no Rio Vermelho, chegando a comunidades que em geral não têm acesso ao teatro.
Ambos os espetáculos contam com a direção da dramaturga e diretora Sulanger Bavaresco. O infantojuvenil “O Pequeno Príncipe”, baseado na clássica história de Saint-Exupéry, traz os dilemas existenciais de forma leve e sensível, com personagens que cativam todas as idades. No elenco, Cezar Pizetta, Diana Adada Padilha, Giwa Coppola, Sandro Maquel e Vinicius Pasinato Damian.
Já a peça adulta “Florbela Espanca”, interpretada pela atriz Diana Adada Padilha, apresenta a vida e a luta da poetisa portuguesa que teve um papel vanguardista para o seu tempo.
A realização do projeto Travessia Artística Ilha-Continente conta com o apoio cultural da Eletrobras, por meio da sua subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul, com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Prefeitura Municipal. Produto cultural totalmente patrocinado pelo Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Modalidade Doação).
Entrada gratuita. Os convites serão distribuídos nos locais uma hora antes das apresentações, conforme a capacidade.
Sobre o grupo:
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz completou 43 anos em 2024, possui sede na cidade de Florianópolis/SC, e entre seus fundadores estão o ator Ademir Rosa (1948-1997) e o diretor Isnard Mello de Azevedo (1950-1991). Atualmente, o grupo é formado por 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores. Com mais de 40 espetáculos e ações cênicas em sua trajetória, o grupo reverencia seu passado e aposta no futuro, reinventando-se com a participação de novos integrantes e parceiros artísticos, o que revela fôlego para continuar a existir e resistir ao acreditar em um mundo melhor através da experiência e vivência artística.
O PEQUENO PRÍNCIPE
Sinopse: No deserto do Saara, um piloto de avião é obrigado a fazer um pouso de emergência. Lá, ele conhece o Pequeno Príncipe, um garotinho que vem de um planeta bem pequeno, distante e muito diferente do nosso. Em uma viagem em busca de novos amigos, o menino encontra personagens plenos de simbolismo: o Rei, o Vaidoso, o Homem de Negócios, o Geógrafo, o Acendedor de Lampiões, a Serpente, a Raposa, entre outros. Ao longo de sua jornada, o Pequeno Príncipe consegue descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.
FLORBELA ESPANCA
Sinopse: O espetáculo coloca em cena o espectro de Florbela Espanca, que desperta de seu sono de morte para defender a honra e a obra da poetisa portuguesa. Florbela reencontra e enfrenta seu passado e algozes, conduzindo o espectador a trilhar os caminhos tristes e perturbadores que marcaram sua existência, testemunhando o calvário de perseguições e difamações que se perpetraram mesmo depois de sua morte.
SERVIÇO:
Projeto Travessia Artística Ilha-Continente 2024
Rio Vermelho:
Salão Paroquial da Capela de São João Batista do Rio Vermelho
Rod. João Gualberto Soares, nº 6847, Rio Vermelho
Florbela Espanca: 27 de setembro, sexta-feira, 19h30
O Pequeno Príncipe: 28 de setembro, sábado, 16h
Entrada gratuita. Convites distribuídos no local uma hora antes das apresentações.