Depois de receber um áudio da estudante Maria Joaquina Eduarda Marques, 11 anos, agradecendo pela entrega dos kits escolares, o prefeito Orvino Coelho de Ávila visitou nesta quarta-feira (7) o Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão), no Kobrasol, onde a menina estuda. “Achei lindos os cadernos, a caneta, a borracha, a régua. Tudo lindo. Muito obrigada, em nome de toda minha classe”, enalteceu Maria Joaquina na mensagem.
A turma 55 do Melão teve a oportunidade de conversar com o prefeito e tirar dúvidas sobre a administração do Município. “Que melhorias o senhor tem como prioridade para São José?”, questionou Laura dos Santos, de 11 anos.
O prefeito destacou os investimentos na educação e na mobilidade urbana. “Inauguramos dois novos Centros de Educação Infantil (CEIs) em Potecas nos últimos dois anos, que foram o CEI Izaltina Gomes da Silva (Tarumã) e o CEI Professor Lindomar Antônio Fabro (Potecas); estamos construindo nova sede para o CEI Solemar, para o CEI Flor de Nápolis; e queremos fazer também novo prédio para o Centro Educacional Municipal (CEM) e para o CEI José Nitro. Além disso, estamos focando em obras estruturantes e de lazer, como a Avenida Beira-Rio; a Avenida Beira-Mar de Barreiros; e o Parque Beira-Mar. São investimentos que melhoram a qualidade de vida das pessoas”, mencionou Orvino.
Para o professor Helbert dos Santos Silveira, regente da turma, a visita e a interação com o prefeito contribuem para a aula. “Na disciplina de História, estamos trabalhando a questão dos regimes de poder e a construção da democracia. Oportunidade também para eles conhecerem a pessoa que escolhemos democraticamente para administrar a cidade”, avaliou.
No bate-papo as crianças expressaram gratidão pelos kits escolares distribuídos pela Prefeitura pelo segundo ano consecutivo. “Sei que a escola distribuiu esses materiais porque acredita na gente. É para melhorar a nossa vida e o mundo”, explanou Roxanyellis Danielis, de 11 anos. “Eu amei o giz de cera, porque eu não tinha”, acrescentou Valentina de Oliveira da Silva, de 10 anos.
As entregas dos kits iniciaram em março, mas cada unidade educativa teve autonomia para organizar essa logística. Algumas receberam recentemente itens da Faber Castell, em razão das férias coletivas da fábrica. Os kits escolares beneficiam os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada aluno recebeu o material escolar de acordo com o ano em que estuda.
O kit, do 4º e 5º anos, por exemplo, contemplou: agenda do aluno, apontador para lápis com depósito duplo, borracha, cadernos, cola bastão, giz de cera, lápis preto, lápis de cor, lápis 6B, kit régua gabarito, tesoura com cabo emborrachado, canetas azul e preta, caderno de desenho, corretivo, canetas coloridas e caderno universitário com 10 matérias (200 folhas). Também foram encaminhados materiais para professores, itens para uso coletivo e mochilas para novos alunos.
Além de agradecer pela entrega dos kits escolares, os estudantes também comemoram o anúncio feito pelo prefeito Orvino. Nas próximas semanas, as crianças e estudantes dos CEMs e CEIs vão receber uniformes escolares. “Esses kits escolares ajudaram bastante, especialmente neste momento pós-pandemia que impactou na nossa economia. Se para mim – que sou uma empresária de classe média aqui do bairro – ajudou, imagino as crianças que não têm tanto quanto eu. E vemos muitas histórias assim aqui na escola. Da mesma forma, os uniformes também serão muito bem-vindos”, manifestou a mãe afetiva da Maria Joaquina, Gilcéia Clasen.