spot_img
Hoje é sábado, 22 de novembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFlorianópolis celebra o Dia Nacional do Samba com o Projeto Samba de...

Florianópolis celebra o Dia Nacional do Samba com o Projeto Samba de Terreiro

A ação reúne oficinas, apresentações musicais, lançamento de almanaque e nomes importantes do samba local e nacional — um conteúdo potente para abordar cultura, memória, território, ancestralidade e os movimentos contemporâneos do samba na cidade

spot_img

Florianópolis celebra o Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro, com uma programação gratuita que ocupa o Largo da Antonieta e o Bugio Lab. Oficinas, lançamento de almanaque e apresentações musicais integram uma festa que destaca o samba como patrimônio cultural e expressão de identidade coletiva.

O termo “samba” , registrado desde o período colonial e citado pelo pesquisador Edson Carneiro já em 1842, ganhou forma nas rodas, nos terreiros, nas festas populares, nas gafieiras e, sobretudo, nas escolas de samba — verdadeiras universidades populares. Em Santa Catarina, nomes como Zininho (Protegidos da Princesa) e Avez-vouz (Copa Lord) ajudaram a construir uma identidade musical local que dialoga diretamente com a tradição brasileira.

Hoje, Florianópolis se afirma como um importante reduto do gênero, onde tradições, novos movimentos e a força das comunidades mantêm viva a essência do samba. Nesse cenário, o Projeto Samba de Terreiro celebra o Dia Nacional do Samba reverenciando mestres, preservando memórias e ampliando a circulação de saberes ligados ao samba de terreiro — uma vertente que carrega ancestralidade e profundidade histórica. A programação aproxima o público de músicos, pesquisadores, jovens e representantes das Velhas Guardas, fortalecendo a continuidade dessa herança.

Ao longo da tarde, o público vivencia uma jornada que combina aprendizado, memória e celebração.

A experiência inicia com a Oficina de Samba de Terreiro, segue com o lançamento do Almanaque do Samba de Terreiro, comparticipação especial de Paulo Mathias (Instituto Glória ao Samba – SP). À noite, a programação reúne nomes como Edinho Carvalho, a Velha Guarda da Copa Lord e a Associação das Velhas Guardas das Escolas de Samba de Florianópolis, em um encontro que celebra a tradição e a potência do samba na cidade.

A sambista e pesquisadora Andreza Simões, integrante do Projeto Samba de Terreiro, destaca a importância do momento: “O samba em Florianópolis vem se consolidando como um legítimo reduto de samba e excelentes sambistas. Uma das vertentes, o samba de terreiro, traz movimentos autênticos e vibrantes à cidade. O samba está enraizado nas comunidades, nos terreiros das escolas de samba e nos botequins que valorizam a cultura trazida pelos negros, marinheiros que residiram em Floripa” , aponta.

Ela reforça o papel dos movimentos culturais na preservação e renovação da tradição: “Grupos, coletivos e projetos – como o Samba de Terreiro Florianópolis – têm resgatado e difundido o samba em suas formas mais genuínas, realizando pesquisas, intercâmbios, eventos e oficinas gratuitas. Isso aproxima os jovens das Velhas Guardas, que transmitem suas histórias e experiências. Ainda hoje é possível descobrir sambas inéditos, guardados apenas na memória desses grandes sambistas.”

Simões conclui com um convite aberto à comunidade:“ Prepare-se para muitas brasas cantadas, com energia lá em cima. Venha prestigiar, cantar e sambar conosco!” Com entrada gratuita e programação diversa, o evento reforça o compromisso do Projeto Samba de Terreiro com a valorização da cultura local e o fortalecimento das tradições que moldam a história do samba em Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa