Hoje é quinta-feira, 18 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFlorianópolis participa de ação de testagem de ISTs no Campus Trindade da...

Florianópolis participa de ação de testagem de ISTs no Campus Trindade da UFSC nesta segunda (19)

A iniciativa ocorre no Campus Trindade, das 12h às 18h, em frente à Reitoria e será aberta para toda população interessada

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, apoiará uma ação de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nesta segunda-feira (19). A iniciativa ocorre no Campus Trindade, das 12h às 18h, em frente à Reitoria e será aberta para toda população interessada.

Serão realizados testes rápidos de HIV e Sífilis com profissionais da Secretaria de Saúde, integrantes do projeto “A Hora é Agora”, juntamente com o Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (GAPA/SC). Aqueles que participarem vão receber apoio dos profissionais durante as etapas de pré-teste, teste, resultado e orientação para tratamento. Também será ofertado PEP, PrEP e tratamento para HIV nos casos positivos. Além disso, serão distribuídos autotestes e preservativos.

A ação é uma iniciativa do projeto social “Bora Testar”, composto por estudantes de graduação em Administração da UFSC.

Florianópolis está entre as três capitais com melhores indicadores para a doença avançada de HIV

Como indicado pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2022, Florianópolis está entre as três capitais com melhores indicadores para a doença avançada de HIV. Isto significa que o município tem conseguido diagnosticar e tratar o HIV antes da pessoa ter o comprometimento da sua imunidade.

A Prefeitura de Florianópolis realiza e apoia diversas ações voltadas à prevenção e combate ao HIV/Aids por meio da iniciativa ‘Pare o HIV Floripa’. Desde 2019, Florianópolis faz parte do projeto “A Hora é Agora”, que é desenvolvido numa parceria entre entidades nacionais e internacionais. Esse projeto visa apoiar a implantação das estratégias de prevenção, tratamento e cuidado do HIV/Aids.

Confira algumas das iniciativas em desenvolvimento no município:

– ACESSO AO TRATAMENTO DE HIV PELOS CORREIOS: Uma ação inovadora é a entrega dos medicamentos para pessoas vivendo com HIV pelos correios, de forma sigilosa, no endereço escolhido. Florianópolis é a primeira cidade do país a oferecer esse serviço de forma oficial. Para acessar o serviço a pessoa pode entrar em contato pelo WhatsApp com o número (48) 9 9177-2669.

– TESTAGEM PARA HIV E OUTRAS IST: Os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C podem ser agendados para serem realizados nos Centros de Saúde pelo Alô Saúde Floripa (0800 333 3233) ou diretamente no local. Além disso, é possível realizar em um dos quatro Centros de Testagem Resposta rápida (CTRr). O agendamento por ser feito pelo bit.ly/agendamentotesterapidoist ou Whatsapp de um dos serviços: CTRr Centro (48 99121 5517 ou 48 99111 7102), CTRr Continente (48 99959 3242), CTRr Norte (48 98849 4499) ou CTRr Sul (48 99603 4203).

– AUTOTESTES DE HIV: Moradores de Florianópolis também podem solicitar pelo site (https://www.ahoraeagora.org/) autotestes de HIV para serem enviados pelo correio ou para serem retirados em um armário digital que fica no Terminal Rodoviário Rita Maria. Neste caso, após fazer a solicitação, a pessoa recebe um código e, ao ir até o armário, retira uma caixinha que tem dois autotestes de HIV e o contato dos serviços caso o exame dê positivo, além de preservativo e gel lubrificante. É possível ainda retirar os autotestes em uma das quatro farmácias das policlínicas ou em alguns Centros de Saúde.

– TRATAMENTO PARA HIV: Desde de 2017, pessoas vivendo com HIV tem seu tratamento iniciado e seus cuidados de rotina disponíveis no Centro de Saúde com equipes treinadas e qualificadas. A pessoa também pode escolher qual CS quer realizar seu tratamento, se não se sentir confortável em acompanhar no seu bairro. As pessoas vivendo com HIV podem agendar suas consultas de acompanhamento com as equipes do CS pelo Alô Saúde Floripa. Para os casos de maior vulnerabilidade e complexidade, Florianópolis conta com uma equipe de infectologistas que trabalham nos quatro Centros de Testagem Resposta rápida (CTRr). Para conhecer e acessar os serviços dos CTRr temos o site: https://linktr.ee/ctrrsusfloripa

– PREVENÇÃO COMBINADA: A Secretaria de Saúde segue as mais modernas evidências do combate ao HIV ao aplicar o conceito de prevenção combinada. A melhor forma de se prevenir contra o HIV é aquela que a pessoa escolhe e combina. Se uma pessoa tiver uma relação sexual desprotegida, seja porque não usou o preservativo ou porque o preservativo rompeu, ela pode fazer uso da PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) em até 72 horas para prevenir de se infectar pelo HIV. A pessoa pode buscar a PEP no Centro de Saúde de seu bairro ou numa das três UPAs 24h do município. Outra medida importante de combate ao HIV e de prevenção combinada é PrEP, um medicamento disponível pelo SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2018. Florianópolis foi uma das capitais pioneiras a iniciar a prescrição de PrEP para as pessoas que têm maior risco de se infectarem pelo HIV, como práticas sexuais recorrentes sem preservativo, por exemplo, ou profissionais do sexo, ou que têm uma parceria sexual que vive com HIV e que não está em tratamento. Florianópolis também será pioneira em um estudo para PrEP injetável, em que a pessoa aplica uma injeção a cada dois meses e consegue estar protegida. Somos uma das seis cidades no país que vai iniciar essa pesquisa que vai estar disponível agora em 2023. Para iniciar a PrEP a pessoa pode agendar seu atendimento através do site: bit.ly/agendamentoprep

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa