Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALFlorianópolis recebe exposição inédita com técnica de pintura oriental

Florianópolis recebe exposição inédita com técnica de pintura oriental

"Pequeno Tratado Visual Sobre a Superfície", da artista Nadir Ferrari será aberta no dia 10 de novembro na Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte

Sempre inovando e buscando fomentar cada vez mais a cultura em Florianópolis, a Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte recebe a partir do dia 10 de novembro a exposição “Pequeno Tratado Visual Sobre a Superfície”, da artista Nadir Ferrari. Com entrada gratuita, a abertura será a partir das 19h30, e a mostra abre o calendário de exposições de artes no espaço.

Com curadoria de Estela Camillo e Rainara Sofia, co-curadora de Joana Goulart e consultoria de Rosângela Cherem, a exposição individual apresenta uma seleção de quase 200 trabalhos realizados com a técnica do sumi-ê, uma tradição oriental que consiste na criação de imagens que captam a essência através da economia de traços.

As obras da artista são pintadas em folhas de papel de arroz, criando uma sensação de leveza e transparência em contraste com o forte preto das aguadas da tinta. Além disso, livros de artista formados por pequenos recortes do papel de arroz e que contam narrativas fragmentadas se utilizando da materialidade e tridimensionalidade, integram a exposição.

Professora, aquarelista e praticante do sumi-ê, a artista é herdeira de ensinamentos adquiridos num esforço paciencioso, cuja aprendizagem, de acordo com as curadoras, passa não só pelo domínio disciplinado de uma habilidade e prática acurada, mas sim, por uma educação onde corpo e mente se conectam e resultam num entendimento sobre o mundo vivido e herdado.

As curadoras explicam que a palavra tratado guarda sentidos solenes e sóbrios. “Do ponto de vista político, ela remete a acordos feitos entre países, por exemplo, onde as combinações e protocolos valem para as partes envolvidas. Já num sentido mais leigo e cotidiano, tratado é sinônimo de certas concordâncias, quer tenham sido convencionadas dentro de uma tradição canônica, quer tenham sido debatidas ou apreciadas intencionalmente”, destacam.

“Pequeno Tratado Visual Sobre a Superfície” poderá ser visitada gratuitamente até 15 de dezembro no Espaço Cultural Câmera Criativa que fica na Praça Getúlio Vargas, 158, bem no Centro da Capital Catarinense. A visitação será de segunda a quinta, das 9h30 às 19h30, sextas e sábados das 9h30 às 13h30.

Serviço: Abertura da exposição “Pequeno Tratado Visual Sobre a Superfície”, da artista Nadir Ferrari

Abertura: 10 de novembro, às 19h30

Visitação: até 15 de dezembro de 2023, de segunda a quinta, das 9h30 às 19h30 e sexta e sábado, das 9h30 às 13h30

Local: Espaço Cultural Câmera Criativa (Praça Getúlio Vargas, 158, Centro – Florianópolis/SC

Entrada: Gratuita

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa