Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFloripa Conecta terá festivais de cinema e games, música e eventos de...

Floripa Conecta terá festivais de cinema e games, música e eventos de inovação e tecnologia

De games à gastronomia, passando por música e empreendedorismo: terceira edição será ainda maior em 2023 com um mês inteiro de programação entre os dias 1º e 31 agosto.

O Floripa Conecta anunciou nesta quinta-feira (6) a programação oficial da edição 2023. Com recorde de inscritos, o movimento terá mais de 130 atrações entre os dias 1º e 31 de agosto. Será um mês inteiro de atividades que vão de música a games, empreendedorismo e tecnologia a gastronomia.

A terceira edição consolida a iniciativa como um movimento fundamental de fortalecimento da indústria criativa de Florianópolis — setor que já é uma vocação em SC e segue em ascensão. A agenda completa de atrações poderá ser conferida em breve no site
www.floripaconeca.com.br.

Entre os destaques estão eventos nas áreas de audiovisual, como o 3º Festival de Cinema Negro e o 1º Cineclube Trilhas de Criança; de música, como as batalhas da Alfândega, a Roda de Choro Mulheril, a Orquestra de Baterias e shows em palcos alternativos da cidade; e de gastronomia, como a Feira Gastronômica Itinerante da Economia Criativa e o Festival Bom Gourmet.

A expectativa é movimentar mais de 100 mil pessoas em 2023. “O Floripa Conecta nasceu para promover o desenvolvimento econômico da cidade a partir do setor criativo. Hoje somos um grande movimento de criativos dos mais variados setores que se encontra em agosto para celebrar a criatividade e fortalecer nossa economia. E todo mundo curte:
empreendedores, visitantes e a população — diz Thaynan Mariano, executivo do Floripa Conecta.

“As pessoas vão vir para Florianópolis e vão ter uma experiência de Floripa. A importância do Floripa Conecta é muito além da ocupação do mês de agosto. É também a preparação para o resto do ano, e fundamental para geração de emprego e renda”, defende o
prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.

Para o Sebrae SC, parceiro do movimento desde a primeira edição, a iniciativa é como um agente propulsor da economia da cidade. “Estimular a economia criativa e toda a cadeia do turismo e da tecnologia em um mês repleto de eventos só é possível graças à união de esforços de atores que acreditam no potencial econômico da nossa cidade e que juntos buscam o melhor para Florianópolis”, diz o gerente regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Roberto Tavares.

“Estamos trabalhando para capacitar empresários do setor e para aperfeiçoar cada vez mais essa cadeia no nosso município, contribuindo para o desenvolvimento econômico, para a geração de emprego e renda”, adianta Tavares.

Criativos e empreendedores reunidos em agosto

Dezenas de eventos promovem encontros, capacitações e networking entre quem já empreende e quem quer começar nos negócios no Floripa Conecta 2023. Um deles é o
Inova+Ação, que mais uma vez propõe uma série de palestras e mentorias para colocar a inovação em prática; e o Business Week 2023, também voltado para inovação.

Estão programados ainda o TXM Challenge e o Startup Summit, além de outras iniciativas que estimulam os negócios feitos por mulheres, como o Empreendedorismo Feminino e Escuta Ativa e o Aflora – Feira e Empreendedorismo Feminino.

“O Floripa Conecta é um exemplo de como iniciativas que apoiam o setor criativo e fomentam o empreendedorismo são fundamentais para impulsionar Florianópolis no mapa da economia criativa.  A ACIF esta promovendo algumas ações para potencializar o segmento da economia criativa e do turismo, como o festival Viva Floripa e também ações
práticas para impulsionar o setor, como descontos na rede hoteleira e em bares e restaurantes”, afirma Célio Bernardi, presidente da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF).

Também estão na agenda uma série de atividades formativas e voltadas para profissionalizar o setor na Capital e região, entre elas a Capacitação em Economia Criativa com Foco em Elaboração de Projetos Culturais, o Curso de Violência de Gênero nas Relações de Trabalho e Branding e Marketing para pessoas e pequenos negócios.

Games e tecnologia em alta

Para os aficionados por tecnologia e games, o Floripa Conecta terá uma série de iniciativas que vão desde eventos de entretenimento, como o Geek Road Floripa e o Stun Game Festival, até atividades voltadas para o intercâmbio e rodadas de negócios do setor. Vale pontuar que o setor de tecnologia hoje representa cerca de 6,5% do PIB de Santa Catarina,
segundo dados da edição mais recente do Observatório Acate (referente a 2021).

“Quando falamos em cultura de Florianópolis, é comum vir à mente características ligadas ao artesanato, à arte e praias. Nessa reflexão, é necessário reconhecer e incluir também a tecnologia, que vem junto e está intimamente ligada à cultura do município. Não à toa, somos reconhecidos como a segunda cidade mais inteligente e conectada do Brasil pelo Ranking Connected Smart Cities. Sem dúvida, o Floripa Conecta será uma importante união de todos os potenciais criativos das pessoas e do município”, afirma Iomani Engelmann,
presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Atrações por toda a cidade e para o público infantil

Este ano, mais uma vez o Floripa Conecta agrega eventos realizados em diferentes bairros — um convite à população a redescobrir e reconhecer a cidade. Um dos projetos que integram a programação, por exemplo, é a Visita Guiada Fortaleza de São José da Ponta Grossa e  o Festival Viva Floripa, com edições no Centro e na região continental de Florianópolis.

Destaque ainda para a agenda de atrações para o público infantil, como o Robótica no Parque, indicado para crianças de 6 a 8 anos; e o Trilhas de Criança, que promove experiências afetivas com os biomas da Ilha para o público infantil.

“O comércio também se beneficia de regularidade no movimento, planejando os estoques para melhor atender os turistas e moradores. Com a conexão criada pelo Floripa Conecta, ainda mais neste ano com a ampliação para o mês inteiro, essa realidade muda e toda a cidade ganha”, pontua o presidente da CDL Florianópolis, Júlio Geremias.

Mais de 100 mil pessoas em agosto

O Floripa Conecta 2023 é fruto da união das principais entidades da cidade: Sebrae, CDL, ACIF, Acate e Prefeitura de Florianópolis.  O movimento foi criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico da Capital e região por meio da união de atores importantes do setor de tecnologia, do turismo e toda a indústria criativa.

“Estamos orgulhosos de ter contribuído desde a origem. Junto aos demais parceiros,  criamos um ambiente motivado para a conexão entre os setores, fortalecendo a sinergia entre tecnologia, turismo e economia criativa”, afirma Bernardi, presidente da ACIF. Para ele, a expansão significativa no número de participantes reflete o reconhecimento do
Floripa Conecta como um movimento relevante, mostrando que está cumprindo seu propósito de fortalecer a economia criativa local. Para o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Florianópolis, Juliano Richter Pires, a conexão entre iniciativas públicas e privadas é um dos grandes legados do Floripa Conecta. “Essa união é que promove o desenvolvimento regional”, diz.

A programação completa do Floripa Conecta estará em breve no site floripaconecta.com.br

Floripa Conecta 2023

De 1º a 31 de agosto de 2023, em Florianópolis, Santa Catarina.

Site: floripaconecta.com.br

Instagram: @floripa.conecta

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa