Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFloripa Sustentável lança manifesto em favor do Plano Diretor durante almoço com...

Floripa Sustentável lança manifesto em favor do Plano Diretor durante almoço com prefeito Topázio

Durante o almoço, que abriu a semana comemorativa aos 350 anos da Capital, o Floripa Sustentável fez um balanço das principais ações que realizou em 2022, bem como apresentou os planos para este ano.

Com a presença de mais de 100 pessoas, entre empresários, lideranças empresariais, profissionais liberais, formadores de opinião, professores e dirigentes de entidades comunitárias e associativas, o Movimento Floripa Sustentável realizou nesta segunda-feira (20) o seu tradicional almoço anual com o prefeito.

Durante o almoço, que abriu a semana comemorativa aos 350 anos da Capital, o Floripa Sustentável fez um balanço das principais ações que realizou em 2022, bem como apresentou os planos para este ano. O coordenador Gérson Schmitt falou em nome dos outros dois coordenadores do Movimento (Daniel Leipnitz e Luiz Gonzaga Coelho) e ressaltou as ações já realizadas: ações de mudanças para a Atualização do Plano Diretor de Floripa; participação na Missão Medellin; pesquisa do Instituto Mapa sobre como Floripa é vista por seus moradores; campanha a Favor dos Ambulantes Legais; e o manifesto pela
Balneabilidade de Floripa.

“Para 2023, queremos focar em quatro pilares: Gestão e Segurança Pública; Unidades de Conservação; Planejamento e Mobilidade Urbana; e Apoio a Políticas e Ações que promovam o Desenvolvimento Econômico e Social”, adiantou Schmitt.

Um dos fundadores do Floripa Sustentável, Roberto Costa, fez a leitura de um Manifesto do que se espera sejam os capítulos finais do longo e vital processo de revisão do Plano Diretor, que se arrasta há quase sete anos. O Manifesto, denominado PLANO DIRETOR: PELA AUTONOMIA DE FLORIANÓPOLIS PARA DECIDIR SEUS DESTINOS, está no final do release.

SONHO DE UMA CIDADE CADA VEZ MAIS INCLUSIVA

Às vésperas de completar um ano à frente da Prefeitura, Topázio fez questão de deixar clara a sua bandeira de trabalho: uma cidade cada vez mais inclusiva. “Temos muito trabalho pela frente para reduzir as desigualdades e poder sonhar com uma cidade cada vez mais justa para todos”, ressaltou.

Topázio apresentou uma lista de obras importantes para melhorar a qualidade de vida da população, mas fez questão de reforçar sua defesa pela aprovação do Plano Diretor, que está na fase final, na Câmara de Vereadores. “Sei que ele não é o Plano ideal, mas é o
que é o possível e necessário para a cidade neste momento”, destacou. O prefeito conclamou os presentes a apoiar a Câmara de Vereadores. “Somos uma maioria silenciosa e precisamos mostrar nossa força contra uma minoria barulhenta.”

Criado em agosto de 2017, o Floripa Sustentável realiza anualmente o Almoço com o Prefeito, momento em que seus membros e simpatizantes se reúnem para saber os passos do Movimento, que foi concebido em quatro pilares e eixos de atuação: Preservação Ambiental, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Social e Planejamento Urbano – todos com convergência para a Inclusão Social. Reúne 45 entidades representativas da comunidade catarinense e é coordenado desde setembro de 2022 por um Comitê Executivo formado por três grandes gestores da Capital:  Daniel Leipnitz, Gérson Schmitt e Luiz Gonzaga Coelho.

MOÇÃO DE APLAUSO

PLANO DIRETOR: PELA AUTONOMIA DE FLORIANÓPOLIS PARA DECIDIR SEUS DESTINOS

Neste momento em que se reúnem aqui mais de 100 lideranças de 45 entidades que representam mais de 90% das pessoas ocupadas de Florianópolis, ou seja, a imensa maioria desta cidade, é a hora oportuna para que o movimento Floripa Sustentável se manifeste sobre o que se espera sejam os capítulos finais do longo e vital processo de
revisão do Plano Diretor, que se arrasta há quase sete anos.

construir e contribuir para a construção de uma revisão de Plano Diretor que será um passo decisivo para o desenvolvimento ordenado e sustentável da nossa cidade.

Em nome de todos esses mencionados aqui, gostaríamos também de prestar uma homenagem a uma mulher que desde o início desse processo têm demonstrado toda sua garra, competência e dedicação a uma cidade: a nossa ex-coordenadora do Floripa Sustentável e atual assessora de Relações Institucionais da Prefeitura, Zena Becker. Em nome delas, sintam-se todas homenageadas.

E também cabe aqui o nosso aplauso ao Poder Judiciário catarinense e ao Ministério Público do Estado de Santa Catarina, que acompanham esse processo atentamente, que têm amor à nossa cidade, e têm respeitado a autonomia da Capital de todos os catarinenses para decidir, por vasta maioria, os seus destinos, impedindo que a judicialização tática e
ideológica dessa revisão, mais uma vez, adie o natural desejo da cidade por ter um ordenamento que a conduza para o desenvolvimento inteligente, sustentável e, mais do que isso: mais social e economicamente inclusivo.

Portanto, não podemos deixar de registrar aqui a nossa desaprovação à sistemática utilização por raros membros do Ministério Público Federal, que não se dignam ao diálogo com a cidade, mas que reincidem em indevidas e desrespeitosas interferências judiciais federais na vida democrática da Capital mais admirada do Brasil.

E por amor à nossa cidade, tendo aqui a sua grande maioria, aqui representada por 45 entidades da comunidade catarinense e florianopolitana, esperamos que na sessão de hoje da Câmara de Vereadores tenhamos a primeira votação da revisão do Plano Diretor e
que o cronograma estabelecido até a segunda e última votação, no dia 24 de abril, seja cumprido e respeitado.

Por fim, o movimento Floripa Sustentável agradece à população de Florianópolis por seu interesse e comprometimento em todo esse processo de revisão do Plano Diretor, nas Audiências e Consultas públicas realizadas, com uma participação histórica dos florianopolitanos, por nós, nossos filhos e nossos netos.

É uma demonstração de que todos nós cultivamos e defendemos a autonomia e a soberania da nossa cidade, que sabe ser capital de um dos estados mais bem-sucedidos da América Latina. Somos uma sociedade bem-sucedida, madura e consciente de nossas responsabilidades sobre os nossos próprios destinos e por isso mesmo não precisamos de qualquer tipo de tutela para construir e projetar a Capital mais linda e sustentável do Brasil.

Vamos construir o nosso futuro com união, diálogo, respeito, responsabilidade e amor. Obrigado a todos. Pedimos a aprovação por aclamação a esta Moção de Aplauso.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa