A partir de segunda-feira (7), a Prefeitura de Palhoça vai ampliar o horário de funcionamento do Centro Cultural Laudelino Weiss, no Centro.
Desde que foi inaugurada, em abril, a nova Casa da Cultura de Palhoça vem funcionando das 13h às 19h para o público externo. Com a ampliação, vai passar a atender também pela manhã, a partir das 8h.
“Com o novo horário, o cidadão palhocense terá uma oportunidade a mais para conhecer o espaço e contemplar as atividades artísticas e culturais que estamos desenvolvendo”, comenta o secretário executivo de Cultura da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), Caio Dorigoni.
Conferência Municipal de Cultura
No dia 12 de agosto, o Centro Cultural Laudelino Weiss vai sediar a segunda edição da Conferência Municipal de Cultura, que contará com a solenidade de posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais para a gestão 2023–2025 e também elegerá os delegados indicados para representar o município na Conferência Estadual de Cultura.
Como prévia da Conferência, alguns eventos culturais estão programados para a quinta-feira (10) e a sexta-feira (11).
A partir da quinta-feira (10), a produção de artistas locais estará em exposição, com a arte de Rafael Silveira, Manolo Quadros (acrílico sobre tela), Nairo Souza (artista plástico), Jane Steinmetz (artista plástica), Lia Steinmetz (artista plástica), Rafaela Santos (máscaras
africanas), Marcelo Serafim dos Santos (máscaras africanas) e Emilson Medeiros da Silveira (arte egípcia).
Também na quinta-feira (10), tem início a Feira do Artesanato. Na quinta, quem expõe sua arte na feira é o pessoal da Casa do Artesanato Palhocense; e na sexta-feira (11), quem participa da feira é um coletivo de artesãos da Pinheira, da Guarda do Embaú e da Praia do
Sonho.
Mais sobre o espaço
O Centro Cultural Laudelino Weiss fica localizado no histórico prédio da antiga Prefeitura, ao lado da Igreja Matriz, no Centro de Palhoça. Fundado em 1895, o prédio e seu entorno foram revitalizados para receber o centro cultural.
O espaço abriga a Biblioteca Pública Guilherme Wiethorn, salas para exposições, o arquivo cultural e social do município, salas para cursos na área de cultura, além de uma sala de reuniões e de um setor administrativo, onde funciona a Secretaria Executiva de Cultura da FMEC.