A Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana está operando força-tarefa em apoio à Defesa Civil no atendimento à situação no Monte Cristo com até 200 pessoas, 40 caminhões e 10 máquinas de grande e pequeno porte. Ainda não há informações sobre a quantidade de resíduos volumosos removidos do local do acidente.
Os resíduos estão sendo levados para ponto de apoio temporário no Continente, para triagem e encaminhamento a destino final adequado.
De acordo com o secretário de Limpeza e Manutenção Urbana, João da Luz, a primeira ação de limpeza foi para desobstruir as vias públicas. Agora à tarde já começou o serviço de remoção do entulho da caixa d’água. Plataformas contratadas pela Casan estão operando no local para remoção dos automóveis atingidos.
As equipes vão permanecer hoje no local. Amanhã, começa operação de apoio à limpeza das residências. Serão colocadas caixas estacionárias para disposição de móveis e aparelhos danificados. Pelo menos até sexta, informa João da Luz, a força-tarefa vai atuar no Monte Cristo.
A força-tarefa reúne desde a primeira hora da manhã operacionais de todas unidades da Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana, equipes de Remoção da Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Defesa Civil de Florianópolis informa a estimativa de danos após o rompimento do reservartório da Casan
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Defesa Civil, informa que, após o rompimento do reservatório da Casan ocorrido na madrugada desta quarta-feira (6), a estimativa é de que 85 casas foram atingidas pelo acidente. 100 pessoas já estão no serviço de acolhimento e a quantidade de veículos atingidos ainda não é totalmente conhecida.
A administração municipal reforça ainda que são dados preliminares e que somente após o levantamento total dos danos e o cadastramento das famílias afetadas que será possível ter os números exatos, ou seja, o número de residências, veículos e pessoas atingidas.
Aulas prejudicadas
Nesta quarta-feira, devido ao rompimento de um reservatório de água da Casan, não houve atendimento para as crianças do Neim Paulo Michels, no Sapé, bairro do Monte Cristo. As atividades serão retomadas normalmente na segunda-feira, dia 11 de setembro.
Os danos foram mínimos. Entrou água com lama pela cozinha atingindo também o refeitório. Desde as primeiras horas da manhã, o local já estava sendo limpo.
Produtos alimentícios do Neim Paulo Michels, assim como de outros núcleos de educação infantis, foram doados, uma vez que muitos moradores passam por uma situação bem precária devido aos estragos na região.
Os fornecedores da Secretaria Municipal de Educação também fizeram doações para as famílias do Monte Cristo.
Câmara cria Comissão Temporária para acompanhar vítimas da tragédia de Monte Cristo
A Câmara Municipal instalou na tarde desta quarta-feira (6), a Comissão Temporária, criada com o objetivo de acompanhar e avaliar os danos e as indenizações às famílias que foram vítimas do rompimento de um reservatório de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), no bairro Monte Cristo, localizado na área continental de Florianópolis, ocorrido nesta última madrugada.
O presidente da Casa, vereador Claudinei Marques, destacou o papel do Legislativo na participação de todo o processo de acompanhamento do incidente. “O objetivo desta comissão é poder ajudar a CASAN na solução dos problemas e ser o interlocutor da comunidade, esse é o nosso papel. Vamos trabalhar forte com a equipe para que a comunidade fique bem assistida. Os membros da comissão irão realizar visitas in loco, na comunidade semanalmente, conversando com as pessoas e verificando se está sendo dado o suporte necessário a eles”, destacou.
As reuniões do grupo devem acontecer toda sexta-feira, como explica a vice-presidente da Comissão, vereadora Manu Vieira. “Inicialmente é necessário que a Câmara se faça presente nesse acompanhamento, pois somos fiscalizadores e representantes do povo que foi duramente atingido por essa tragédia, praticamente anunciada, nesta visão de dar uma resposta a sociedade, estamos preocupados em primeiramente atender as famílias.A ideia é fazer reuniões regulares tanto com os moradores, seus representantes e com a Companhia, solicitando relatórios semanais de atualização, para esta comissão de acompanhamento e a resposta que a cidade merece”, ressaltou.
A Comissão Temporária será formada também pelos vereadores Renato Da Farmácia, Tânia Ramos, Maryanne Mattos, Carla Ayres, Diácono Ricardo, e Gabriel Meurer.