Como desenvolver letramento de crianças do terceiro ano do ensino fundamental de maneira criativa e diferente? Um projeto nesse sentido vem sendo desenvolvido na Escola Básica Municipal de Florianópolis, João Francisco Garcez, no Canto da Lagoa. “Linguagens e Comunicação: Fotografia e Produção Audiovisual”, da professora de Espanhol Janete Elenice Jorge, conta com a parceria da professora de Tecnologia Educacional Mirian de Souza Espindula.
Conforme Janete Jorge, o projeto busca o letramento das crianças juntamente com o pensamento crítico a partir de atividades pedagógicas lúdicas que tenham um propósito claro para o estudante, mostrando o que ele quer comunicar quando fala, escreve ou produz um vídeo ou uma foto.
A fotografia para as crianças, por exemplo, pode ser uma grande aliada da criatividade à medida que estimula a expressão corporal, a criação de cenários e a olhar o outro de maneira especial, alerta Mirian de Souza.
Para as professoras, a escola não deve buscar propósitos de leitura e escrita que estejam tão desconectados dos contextos de uso da linguagem, focando em atividades de produção de textos aleatórios em curtos espaços de tempo, explorando somente a escrita pela escrita.
“E isso acontece ao não trabalhar a reescrita e reflexão sobre as ideias produzidas, ao trabalhar um sentido único para o texto e não estimular a produção autoral dos sujeitos”, salienta a professora de Espanhol Janete , “a aprendizagem sobre o ler e escrever perde seu sentido e o ensino não encontra outra utilidade que não seja a repetição de fragmentos textuais e da voz do outro”.
Um mundo melhor
Os estudantes aprenderam a usar a máquina fotográfica no intuito de construir coletivamente uma exposição que comunicasse pensamentos de um mundo melhor e mais acolhedor, analisaram os conceitos de linguagem objetiva e linguagem subjetiva, como também os conceitos de retrato, macro e paisagem. Em seguida, produziram e editaram suas próprias fotos no computador.
As ideias para fotografar foram discutidas , assim como as frases produzidas para cada foto, que foram elaboradas a partir de escrita coletiva. Houve debates não só a respeito da grafia das palavras, mas da relação entre imagem e palavra, das diferentes leituras a partir de referências pessoais e da diferença entre legenda e mensagem. O resultado foi a campanha educativa “Aprenda com as crianças”, com fotos produzidas pelos estudantes.
Roteiros
Na sequência o grupo também estudou o conceito e as características do gênero roteiro de filmes. Cada estudante construiu um roteiro e foram escolhidos dois para serem filmados. O grupo decidiu coletivamente como transformar as ideias em cenas, que foram filmadas e editadas pela professora Janete.
Tanto as fotos como os filmes serão exibidos na escola em evento organizado pelos estudantes.
Protagonistas
Como resultado positivo da experiência, que ainda está em processo, as professoras destacam a capacidade do trabalho em grupo, a criatividade, o desenvolvimento de múltiplas linguagens e principalmente, a produção autoral com propósito comunicativo.
Para Mirian de Souza, os estudantes foram protagonistas durante todo o processo criativo, tomando decisões e respeitando opiniões divergentes.
Segundo Janete Jorge, a alfabetização é apenas uma etapa do processo de aprendizagem, é preciso produzir sentido a partir do que se lê e se escreve e esse é um dos principais objetivos do projeto pedagógico da escola, formar cidadãos críticos e conscientes de suas realidades.