Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFrio intenso marca o segundo final de semana do inverno em SC

Frio intenso marca o segundo final de semana do inverno em SC

A chegada de uma massa de ar frio de origem polar, vai trazer temperaturas abaixo de 0°C nas regiões serranas e próximas a 10°C nas demais regiões do Estado

O segundo final de semana do inverno será de frio intenso em Santa Catarina. De acordo com o departamento de Monitoramento Meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), a chegada de uma massa de ar frio de origem polar, vai trazer temperaturas abaixo de 0°C nas regiões serranas e próximas a 10°C nas demais regiões do Estado.

O frio começa a ser sentido já a partir desta quinta-feira, 27 , quando as temperaturas ficarão próximas de 0°C nas áreas da Serra e do Meio-Oeste. A possibilidade de nevoeiro e geada aumenta nesses dias, com as temperaturas subindo gradualmente durante o dia, atingindo entre 14°C e 19°C.

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, na sexta-feira, 28, uma frente fria rápida trará chuvas fracas durante a tarde e à noite. “Após a passagem dessa frente, uma intensa massa de ar polar avança sobre o estado, causando uma queda brusca nas temperaturas. No sábado, 29 de junho, e no domingo, 30 de junho, o frio será intenso, com a temperatura mínima ocorrendo no final da noite de sábado”, aponta o monitoramento da Defesa Civil.

O amanhecer de domingo promete ser ainda mais gelado, com temperaturas próximas ou abaixo de 0°C no Grande Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana, chegando a -2°C a -4°C no Planalto Sul e Meio-Oeste. Nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí, as temperaturas ficarão entre 2°C e 8°C, com ampla formação de geada. O frio começa a perder força a partir de segunda-feira, 1º de julho.

Atenção aos riscos à saúde

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina alerta para os riscos que o frio traz para a saúde. O agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e a hipotermia são algumas das ameaças. A atenção deve ser redobrada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, idosos e enfermos. Também é importante abrigar animais domésticos.

Com a previsão de baixas temperaturas, é necessário seguir algumas recomendações: 

-Atenção com população mais vulnerável (exemplo: idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de vulnerabilidade social);

-Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;

-Procure se agasalhar bem e beber bastante água;

-Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa