Neste sábado (14/12), o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza mutirão de cirurgias e exames para marcar o Dia E do projeto Ebserh em Ação. O objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
Serão ofertados no Dia E do HU-UFSC os seguintes procedimentos: seis laqueaduras por vídeo, dez cirurgias de blefaroplastia, dez procedimentos de cirurgia bucal, 20 exames de radiografia panorâmica e 16 exames de endoscopia digestiva alta.
Desde o início das atividades relacionadas ao projeto Ebserh em Ação, em outubro, o HU-UFSC já realizou diversos exames e cirurgias nas áreas de urologia, odontologia, ginecologia, gastroenterologia e otorrinolaringologia. Especialmente com relação aos exames de imagem, foram ofertados mamografias, radiografias, tomografias, laparoscopias, histeroscopias, endoscopias e laringoscopias.
Ebserh em Ação
O projeto Ebserh em Ação reúne 44 hospitais federais distribuídos em todo o país. Trata-se de um esforço nacional para ampliar os atendimentos por meio de cirurgias, exames e procedimentos. O esforço conjunto também faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.