Hoje é segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALHU-UFSC realiza procedimento inédito envolvendo diversas equipes assistenciais

HU-UFSC realiza procedimento inédito envolvendo diversas equipes assistenciais

Procedimento ajudou a restabelecer comunicação biliar em paciente transplantado sem necessidade de outra cirurgia

spot_img
Um procedimento inédito foi realizado no último dia 9, no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), beneficiando um paciente de 56 anos, transplantado hepático há dez meses, que apresentava alterações laboratoriais devido a um estreitamento no canal biliar.
O procedimento durou cerca de duas horas e o paciente recebeu alta com melhora do quadro após três dias. Caso não houvesse a possibilidade de adotar o procedimento, nesse caso, a alternativa seria realizar uma cirurgia para desobstruir o canal biliar.
”Trata-se de um procedimento combinado, no qual é realizada uma punção da via biliar através do fígado pela equipe de Radiologia Intervencionista, com passagem de um fio através do local de obstrução. Esse fio é capturado pela equipe de Endoscopia Intervencionista, com um endoscópico dentro do intestino, e permite a passagem de uma prótese biliar, desfazendo o estreitamento e melhorando o fluxo da bile. Sua principal indicação é na falha de tratamento endoscópico prévio”, explica o Radiologista Intervencionista Lucas Pazinato, médico que participou do procedimento, denominado Rendez-Vous.
”O termo rendez-vous, em francês, significa encontro, e é justamente isso que ocorre neste procedimento: um encontro entre duas especialidades que, juntas, promovem um tratamento minimamente invasivo para situações complexas como a desse caso”, esclarece o médico.
O procedimento foi realizado com apoio da Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDIDE/HU-UFSC) e um grupo multiprofissional, composto por profissionais da Enfermagem, residentes (Jurandir Silva e Victor Barcelos) e médicos das especialidades de Radiologia Intervencionista (Lucas Vatanabe Pazinato), Endoscopia (Horácio Joaquín Perez e Carla Zanelatto Neves), Anestesiologia (Francisco Mettrau), além de toda a equipe do Serviço de Transplante Hepático do HU-UFSC, com a qual o paciente realiza acompanhamento.
Rede Ebserh

Desde 2016, o HU-UFSC integra a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal do Ministério da Educação (MEC) responsável pela gestão de 41 hospitais universitários federais em todo o país. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa