No dia em que completou 36 anos de criação, no sábado, 22 de fevereiro, o IBAMA, em ação conjunta com o Instituto de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA-SC), apreendeu animais silvestres e exóticos, além de partes de animais, durante uma apresentação para crianças realizada no Continente Shopping no município de São José, na Grande Florianópolis.
A apresentação era realizada por um profissional contratado pelo Shopping, na qual trazia informações sobre as espécies e manipulava animais tais como aranhas, serpentes, anfíbios e roedores, além de conter partes de animais, como por exemplo, uma pele de Sucuri Amazônica.
Ocorre que os animais silvestres (aqueles nativos do Brasil) não tinham documentação de origem, e os animais exóticos (aqueles que vieram de fora do Brasil) entraram no país ilegalmente e podem inclusive representar um risco de se tornarem espécies invasoras caso escapem ou sejam soltos na natureza.
Chamou a atenção da equipe de fiscalização a desorganização do evento, em que determinado momento as crianças avançaram sobre o palco, onde estavam os animais, tocando principalmente uma jiboia (Boa constrictor sp.) e tendo acesso a mesa onde estavam as caixas com outros animais, incluindo uma aranha peçonhenta.

O profissional responsável pela apresentação teve contra si aplicadas três multas que totalizaram R$ 24,5 mil e teve todo material e animais apreendidos. Ele já havia sido autuado outras várias vezes pelo IBAMA e responderá judicialmente pelo crime ambiental, com agravante da reincidência.
O Shopping foi notificado a apresentar todas as informações do contrato com o profissional e terá sua conduta investigada a partir desta documentação.
O Informe Floripa procurou o Shopping para se manifestar mas até o fechamento desta matéria não teve retorno.
Os animais foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Rio Vermelho, em Florianópolis. Alguns animais mortos também foram apreendidos. Veja a lista:
Vivos:
- 3 cobras-do-milho
- 1 jiboia
- 1 tarântula
- 2 sapos
- 1 Perereca Australiana
- 1 Aranha Marrom
Mortos ou partes:
- 1 cobra-de-vidro
- 1 cobra cega
- 1 pele de sucuri
Crédito: portal Linha Popular