Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALInscrições abertas para a próxima capacitação do Instituto Proa

Inscrições abertas para a próxima capacitação do Instituto Proa

Em SC, Palhoça é líder de aprovações para o curso, voltado a jovens de 17 a 22 anosEm SC, Palhoça é líder de aprovações para o curso, voltado a jovens de 17 a 22 anos.

Jovens de 17 a 22 anos residentes em Palhoça que estão cursando ou concluíram o 3º Ano do Ensino Médio em escola pública já podem se inscrever para a próxima edição do curso de capacitação do Instituto Proa, que inicia em setembro.

Na quarta edição do projeto em Santa Catarina, finalizada em maio, Palhoça fechou na primeira colocação entre as cidades do estado que mais tiveram aprovação, com 69 candidatos aprovados. “A geração de emprego e renda, que é uma das metas da nossa gestão, começa em iniciativas como essa, de oferta de qualificação, e é muito bom saber
que fomos a cidade do estado com maior número de aprovações. Isso mostra que nossos jovens querem buscar uma qualificação e ampliar seu horizonte de oportunidades no mercado de trabalho”, define o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

A qualificação é levada tão a sério pelo prefeito Eduardo que foi incluída entre os projetos que compõem o programa de desenvolvimento econômico Palhoça Mais Oportunidades, com a criação do Qualifica Palhoça, uma plataforma de oferta de cursos gratuitos para quem deseja aperfeiçoar seu currículo e suas habilidades, e assim, encarar um processo seletivo com maior potencial de competitividade. Tanto que as inscrições para a capacitação do Instituto Proa podem ser feitas diretamente no site do programa Qualifica Palhoça: empregapalhoca.com.br/qualifica-palhoca.

O Qualifica Palhoça foi desenvolvido com a missão de proporcionar qualificação e valorização profissional aos munícipes, aperfeiçoando as habilidades profissionais e reduzindo a distância entre os trabalhadores e as necessidades do mercado.

Atualmente, há vagas disponíveis em seis cursos, na modalidade online. A capacitação oferecida em parceria com o Instituto Proa é um deles. Uma parceria importante, já que 66% dos candidatos de Santa Catarina que concluíram a capacitação em 2022 estão empregados.

As inscrições para a nova edição do curso do Instituto Proa em Santa Catarina seguem abertas até 4 de setembro. O início das aulas será no dia 8 de setembro. Para esse ciclo, o Proa disponibiliza mil vagas pra SC.

Desde que começou a atuar no estado, em 2021, o Proa já formou centenas de jovens, propiciando o desenvolvimento de competências fundamentais para o mercado de trabalho. “O curso de capacitação foi elaborado a partir de ampla pesquisa com empresas de Santa Catarina para identificarmos as competências esperadas por empregadores do estado.
Assim, nossos alunos estarão mais preparados para o mercado e para serem protagonistas de suas vidas”, diz Alini Dal’Magro, CEO do Instituto Proa.

Mais sobre a capacitação do Instituto Proa

O curso é realizado de forma online, diretamente na Plataforma Proa, e é totalmente gratuito.

O processo de seleção inclui três momentos: primeiro, o jovem faz o cadastro; depois, responde a um teste básico de Língua Portuguesa, Matemática e Análise de Perfil; se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais a fim de realizar a matrícula do curso.

A capacitação tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30 por dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário em que o aluno achar mais conveniente; além de um encontro semanal ao vivo com tutores em horários específicos, às quintas-feiras.

A jornada de aprendizagem contempla temas como educação financeira, patrocinado pelas empresas Bloomberg e Dahlia Capital. O tópico irá preparar os jovens para o planejamento financeiro, gestão da economia pessoal e de hábitos de consumo.

Outros assuntos, com suas marcas patrocinadoras: Administração (P&G), Análise de Dados (iFood), Logística (P&G), Promoção de marcas (BRF), UX Design (Accenture) e Varejo (Fundação Casas Bahia). Os demais conteúdos ensinados ao longo da capacitação são: Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e
Comunicação.

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do Proa.

Instituto Proa

Fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a um futuro melhor, o Proa já impactou mais de 36 mil jovens e atua nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

Desde que passou a atuar em SC, em dezembro de 2021, a ONG tem se dedicado a estreitar laços com cidades catarinenses para que mais jovens sejam beneficiados com o projeto, que promove um desenvolvimento social mais sustentável e solidário.

Entre os parceiros da iniciativa privada, estão a catarinense BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e mais de 40 empresas nacionais e internacionais; incluindo outras empresas consolidadas em SC, como Studio Z e Portobello.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa