Hoje é domingo, 21 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALIntegrantes do CRAS Cultural visitam exposição “MArquE”, de Franklin Cascaes

Integrantes do CRAS Cultural visitam exposição “MArquE”, de Franklin Cascaes

Iniciativa oportuniza momentos de lazer a usuários do serviço, uma vez ao mês

O dia amanheceu ensolarado e Marlene da Silva Amarante, ansiosa, já se dirigia ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Areias para se reunir com os colegas e tomar um café da manhã reforçado nesta sexta-feira (30). Na ordem do dia, embarcar no ônibus e seguir viagem rumo à exposição MArquE, do artista Franklin Cascaes, realizada no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O programa faz parte do projeto CRAS Cultural.

Marlene, de 62 anos, moradora do bairro Nossa Senhora do Rosário, é uma das usuárias do CRAS. “Estou muito feliz com o passeio, porque além de sair de casa, se distrair dos problemas da vida e ver os amigos, a gente aprende muita coisa que antes não sabíamos e conhecemos lugares tão bonitos. Não temos muito estudo e nunca tivemos a oportunidade de sair assim. Então é uma alegria imensa para todos”.

Na oportunidade, a visita ao MArquE proporcionou uma oportunidade única de aprendizagem e artística para os usuários do CRAS Areias. Ao conhecerem a história de Franklin Cascaes, puderam se conectar com a cultura local e compreender a importância do patrimônio artístico e histórico de sua comunidade.

O projeto

Essa é a segunda edição do CRAS Areias do Projeto CRAS Cultural. A ação leva um grupo de usuários da região de abrangência do CRAS, para passear e ter uma manhã diferente. A primeira, foi realizada em março no Projeto Lontra, localizado na Lagoa do Peri, em Florianópolis.

Previsto no calendário da Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Assistência Social, ocorre sempre na última sexta feira de cada mês e conta com a participação de em média 30 usuários e alguns integrantes da equipe do CRAS. O programa irá completar 6 anos neste ano.

Com o objetivo de incentivar a cultura, o lazer e informação aos moradores do bairro Areias e da região de abrangência, o programa promove o acesso às atividades relacionadas a estes segmentos. Sempre de forma gratuita, para que as pessoas e suas famílias possam usufruir de espaços públicos, que geralmente não são conhecidos, como forma de fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários.

As ações coletivas também têm o intuito de proporcionar vivências com o objetivo de romper o isolamento cultural, social e político a que muitas famílias estão submetidas. Diante da diversidade na configuração familiar dos usuários do serviço, torna-se importante criar espaços onde possam usufruir de experiências com a comunidade, que proporcionem lazer, acesso à informação e entretenimento.

A iniciativa leva lazer e cultura às famílias dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Bela Vista, Real Parque, Areias, Barreiros, Potecas e Jardim Cidade Florianópolis, que fazem parte do território do CRAS Areias.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa