O vereador João Cobalchini (MDB) foi reeleito presidente da Câmara de Florianópolis. A sua eleição se deu nesta noite de quarta-feira (1º de janeiro), em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa, logo após o evento de posse do prefeito, vice e os 23 vereadores da Capital.
Cobalchini derrotou a vereadora Carla Ayres (PT), num placar de 21 votos contra 2. Chamou a atenção que a bancada do PSOL votou em Cobalchini e Carla recebeu somente os dois votos do PT.
“Acredito que na última legislatura a Câmara avançou bastante na defesa das nossas prerrogativas e na capacidade de trabalho de cada vereador”, comentou. “Esperamos continuar fazendo um bom trabalho na Câmara”, disse Cobalchini.
Na sessão também aconteceu o preenchimento dos demais cargos da Mesa Diretora. Para o cargo de primeiro vice-presidente disputaram o vereador Bericó (PL) que conquistou 18 votos contra 5 de Carla Ayres (PT), que decidiu disputar esse cargo também após ter sido derrotada na disputa pela presidência.
Já o cargo de segundo vice-presidente não teve disputa. Uma única candidatura foi inscrita, sendo da vereadora Pri Fernandes Adote (PSD) que conquistou 22 votos. O vereador professor Bruno se absteve.
Também foram colocados em disputa os cargos de secretários. Para a primeira secretaria concorreram os vereadores Gui Pereira (PSD) e Professor Bruno (PT), sendo que o primeiro obteve 18 votos e o professor Bruno apenas 5.
Já na disputa pela segunda secretaria foram inscritos Camasão (PSOL) e Pastor Giliard Torquato (PL). O vereador pastor Giliard consagrou-se vitorioso com um placar de 18 votos contra 5.
CONTESTAÇÃO:
Ao final da votação, o vereador Afrânio Boppré (PSOL) pediu a transcrição da ata da Sessão na íntegra, pois deixou a entender que o Bloco formado por PT e PSOL vai contestar a falta de proporcionalidade na composição da Mesa Diretora. Ele apontou que partidos como PSD e PL que têm cinco vereadores cada, ficaram com duas vagas na Mesa e o Bloco de esquerda, com também cinco vereadores, não ficou vaga na Mesa.
Nova Mesa Diretora
Presidente – João Cobalchini (MDB)
1º Vice-presidente – Bericó (PL)
2º Vice-presidente – Pri Fernandes Adote (PSD)
1º Secretário – Gui Pereira (PSD)
2º Secretário – Pastor Giliard Torquato (PL)