Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALLimpeza dos Mares retira 2.7 toneladas de lixo da Beira-mar de...

Limpeza dos Mares retira 2.7 toneladas de lixo da Beira-mar de São José

Último município que faltava na Grande Florianópolis, São José recebeu uma ação inédita do projeto idealizado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR)

Último município que faltava na Grande Florianópolis, São José recebeu uma ação inédita do projeto idealizado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR). Pela primeira vez o Limpeza dos Mares ocorreu às margens de uma avenida à Beira-mar. Foram momentos juntos a uma grande quantidade de pessoas caminhando, contemplando e fazendo esportes na Beira-mar de São José. E a realidade do local não foi diferente das demais onde a ação já percorreu -o destaque comum é a falta de conscientização, devido à quantidade de resíduos encontrada.

Próximo aos locais dos chamados mirantes, de frente para o mar, acabou-se encontrando uma quantidade enorme de bitucas de cigarro, garrafas de vidro e uma diversidade impressionante de micro plásticos. São resíduos de todos os tipos: hastes de cotonetes e pirulitos, copos plásticos, tampas e garrafas, sacolas e sacos, roupas íntimas, bombonas de óleo, canudos, sapatos, restos de pipa em um numero impressionante, quadros, vários tipos de embalagens de isopor, peças de motor, papelão, e vidros , entre outros.

A ação aconteceu também no mangue situado do outro lado da avenida e lá não foi diferente. No mar, embarcações com mergulhadores tentaram retirar o lixo do fundo das águas, mas com o vento, zero visibilidade e água imprópria , foi difícil, mas ainda assim foram resgatados alguns resíduos, como boias abandonadas, tecidos e outros.

Ao final foram mais 2,7 toneladas retiradas e com devido correto. O projeto chegou a sua penúltima etapa deste ano, em sua décima temporada, contabilizando 162,6 toneladas de lixo retirados.

“Foi mais um desafio, por ser um espaço à beira-mar com grande parte de areia de praia, mas que não se usufrui por ser imprópria para banho. As pessoas acabam usando suas margens para contemplar a natureza mas a falta de conscientização leva ao descarte indevido”, disse Michele Castilho, coordenadora do Projeto Limpeza dos Mares. Ela reforça que “a ação não acaba por ai e o projeto continua nas escolas, com palestras sobre a conscientização e o descarte incorreto do lixo”.

O Limpeza dos Mares em São José foi uma realização da ACATMAR, Mundo Mar e Acquanauta Floripa. Conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista e o apoio da Prefeitura Municipal de São José. O apoio institucional é da Capitânia dos Portos de SC – Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiros Militar de SC, Programa Bandeira Azul, Somar Florianópolis e Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, além dos oficiais das empresas Boatlux, Marina Atlântida, Netuno Geradores, Cantina Zabot e Água Rara. Mais informações no site www.limpezadosmares.com

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa