A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, em conjunto com a Guarda Municipal (GMF), promove ações referentes ao movimento Maio Amarelo, mês escolhido para conscientizar a população sobre um comportamento seguro no trânsito.
Nesta quinta-feira (18), os instrutores do Sest/Senat realizarão conversas na EBM João Alfredo Rohr, no Córrego Grande, e na sexta-feira (19) na EBM Vitor Miguel de Souza, no Itacorubi.
Algumas atividades já foram realizadas no decorrer da última semana.
Na segunda-feira (8), o NEIM Jurerê foi a primeira unidade de educação da rede municipal a realizar conversas sobre segurança no trânsito. Na terça-feira (9), o papo na EBM Lupércio Belarmino da Silva, na Caieira da Barra do Sul, contou com a participação dos bombeiros mirins. Na quarta-feira (10), um grupo de professores ouviu a GMF sobre o assunto.
Na quinta-feira (11), ações de conscientização foram realizadas no NEIM Diamantina Bertolina da Conceição, no Rio Tavares e na sexta-feira (12), os agentes da GMF fizeram uma apresentação de fantoches para os estudantes da EBM Donícia Maria da Costa, no Saco Grande.
TEATRO DE FANTOCHES
A história retratou o deslocamento de uma criança até a escola e o retorno para casa, abordando as brincadeiras de rua, uso da calçada, uso dos diversos modais de transporte terrestre, uso da água e abordagens feitas por estranhos no trajeto.
Ao fim da apresentação, os agentes da Guarda Municipal repassaram a história com as crianças, orientando sobre as ações dos personagens e as maneiras de se deslocar seguramente até a escola. Os pequenos também tiveram espaço para perguntas.
MAIO AMARELO
O movimento Maio Amarelo foi criado para dar visibilidade ao tema, buscando conscientizar a sociedade sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito, coordenando ações entre o Poder Público e a Sociedade Civil, discutindo e estimulando o engajamento de todos em ações e propagando o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Em 2023, a campanha completa 10 anos e tem como lema “No trânsito, escolha a vida”.
“O Maio Amarelo tem a função de conscientizar e despertar nas crianças e nos educadores a percepção de risco no trânsito. Para os professores, também, perceberem as ameaças no entorno das unidades educativas e através de parcerias com Guarda Municipal, Polícia Militar, UFSC, Sest/Senat e outras mitigar os possíveis transtornos”, disse o coordenador de Prevenção da Secretaria Municipal de Educação, Charles Schnorr.