Hoje é quarta-feira, 11 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALMais de 28 mil famílias foram atendidas pelo departamento de Benefícios Socioassistenciais

Mais de 28 mil famílias foram atendidas pelo departamento de Benefícios Socioassistenciais

Assistência Social da Prefeitura de São José faz balanço e destaca ações desenvolvidas em prol dos em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de São José, por meio do departamento de Benefícios Socioassistenciais (BS), atendeu durante o ano de 2023, mais de 28 mil famílias. Os BS são direitos garantidos pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que visam apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio da concessão de auxílios financeiros ou materiais, de forma temporária ou permanente.

Oficialmente, em 2023 foram atendidas 28,1 mil famílias (incluindo as ligações telefônicas atendidas e realizadas, recepção, atendimentos por diversos motivos), sendo que 10,7 mil delas receberam o Auxílio Alimentação, que consiste na concessão de uma cesta básica. Destas, 6,8 mil famílias foram atendidas individualmente e 2,2 mil de forma coletiva.

Aproximadamente 593 famílias deram entrada no auxílio-natalidade, também foram concedidos 512 vales-transportes, 219 passagens terrestres e 64 auxílios-funeral, que cobre as despesas com o serviço funerário.

A secretária de Assistência Social, Rita de Cassia Faversani, ressalta a importância dos Benefícios para a garantia da proteção social e da dignidade das famílias mais vulneráveis do Município. “Os Benefícios Socioassistenciais são uma forma de complementar a renda e de atender às necessidades básicas das famílias que enfrentam situações de dificuldade e de emergência. Por isso, é fundamental que as famílias mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único e procurem a SAS sempre que precisarem de orientação ou apoio”.

Como ter acesso?

Para ter acesso é necessário realizar o Cadastro Único, que é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que elas tenham acesso a programas sociais do governo federal, estadual e municipal. O Cadastro Único pode ser feito na sede do Cadastro Único, localizada na BR 101, KM 202, 3697 – Barreiros, ou em um dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados pelo Município.

Sobre o Departamento de Benefícios Socioassistenciais

O Departamento é responsável pela administração e concessão de benefícios eventuais. Estes são benefícios da Política de Assistência Social, de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

Os Benefícios Eventuais são assegurados pelo art. 22 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, alterada pela Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011, e integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). No município de São José são regulamentados pela lei municipal n° 6.085 de 1º de dezembro de 2021.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa