Hoje é quinta-feira, 30 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALMédico alerta sobre os surtos de diarreia com a chegada do verão

Médico alerta sobre os surtos de diarreia com a chegada do verão

Nelson Cathcart Jr compartilha dicas sobre os cuidados com a alimentação e hidratação na temporada

A contagem regressiva para o verão já começou e junto dela iniciam também os alertas para a prevenção dos surtos de viroses e diarreias. Segundo o médico gastroenterologista Nelson Cathcart Jr, é comum o aumento de casos da doença não só nos dias de calor, mas também em períodos de fortes chuvas e enchentes, quando águas de rios e mares ficam contaminadas com o esgoto.

Por isso, além de ficar atento na balneabilidade das praias, o médico destaca que é preciso prestar atenção na hora da alimentação e da hidratação fora de casa. Confira abaixo algumas recomendações:

– Higienização: é importante conferir a higienização dos produtos oferecidos, seja na praia, como nos demais estabelecimentos;

– Armazenamento: fique atento onde estão armazenados os alimentos oferecidos na praia, já que muitas vezes ficam por horas debaixo do sol forte até serem consumidos;

– Alimentos crus ou mal cozidos: é preciso ter muita atenção com esses alimentos e consumi-los somente quando tiver certeza da higiene durante a manipulação;

– Água: certifique-se de que a garrafa de água que você está consumindo está lacrada adequadamente, caso não esteja, fique atento;

– Hidratação: além da água, consuma isotônicos e água de coco, ambos ajudam na hidratação;

O que é uma virose?

“Virose é qualquer infecção causada por vírus que possam trazer danos para o aparelho digestivo, como em outras partes do corpo. No inverno são comuns nas vias respiratórias, por exemplo”, explica o médico.

As viroses que acometem o aparelho digestivo podem causar diversos danos ao corpo humano. Dentre os sintomas causados por um vírus que agride o estômago ou o intestino, estão as diarreias, dores de barriga e na boca do estômago, e em alguns casos enjoo e vômito.

O gastroenterologista comenta que nem sempre é fácil diferenciar uma diarreia causada por um vírus e uma causada por uma bactéria. “Os sintomas da bacteriana geralmente são febre alta e persistente, sinais de desidratação intensa, necessidade de acordar de madrugada para ir ao banheiro e sangue nas fezes. Já nas virais, os sintomas podem começar mais intensos e em 24 ou 48 horas há uma tendência de melhora, bem diferente da bacteriana onde a tendência é a de piora dos sintomas graves”, ressalta.

O médico recomenda que, caso os sintomas sejam persistentes, é importante procurar ajuda médica.

Prevenção

A principal maneira de se prevenir de casos de diarreia, de acordo com o médico, é seguir as medidas de higiene adequadas, como lavar as mãos com água e sabão, evitar água parada, higienizar os alimentos, entre outras.

Norovírus

Na última temporada um surto de diarreia por norovírus trouxe preocupação para quem frequentava as praias de Florianópolis. Como é um vírus de alta transmissibilidade e relativamente resistente, tanto que não era combatido nem com álcool 70%, o médico ressalta a importância de cuidados básicos como lavar as mãos com água e sabão e evitar o contato com pessoas com a doença.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa