Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALNa folia do Carnaval é preciso redobrar o cuidado com a saúde...

Na folia do Carnaval é preciso redobrar o cuidado com a saúde ocular

Publicidadespot_img

Dizem que o ano só começa, de fato, depois do Carnaval. E ele está chegando, mas é preciso atenção: maquiagem e purpurina, por exemplo, podem prejudicar a saúde dos olhos. Tão popular, parte da cultura carnavalesca, a purpurina é uma variedade de pedaços de plásticos, folhas de alumínio, dióxido de titânio, óxidos de ferro, oxicloreto de bismuto e outros materiais pintados. Nada disso faz bem para os olhos, assim como a falta de cuidado com a maquiagem.

A médica Mara Nishimura, do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), recomenda atitudes simples que podem evitar problemas complicados: “é preciso limpar bem as pálpebras antes de passar o cosmético, passar o produto com calma para não cair nos olhos, ter a certeza da procedência dos cosméticos para não causar alergias e nunca dividir seus pincéis ou esponjas para não correr o risco de pegar alguma doença contagiosa, como a conjuntivite”, explica.

Vale lembrar também que a maquiagem deve ser removida com um algodão e produto demaquilante específicos, não se deve usar a força e nem esfregar muito a região dos olhos e, após todo esse processo, a pessoa deve lavar o rosto com sabonete neutro e água.  Em caso de reação alérgica, lave bem os olhos e suspenda o uso do cosmético. Se os sintomas persistirem, procure um médico oftalmologista.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa