Hoje é sexta-feira, 14 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALNa Semana do Meio Ambiente, Habitasul promove ação de limpeza na praia...

Na Semana do Meio Ambiente, Habitasul promove ação de limpeza na praia de Jurerê

Projeto Dazum Banho, na sexta-feira (7), será aberto ao público e terá como novidade uma gincana com quiz educativo. Hotéis também se destacam em ações ambientais

Tem novidade no Projeto Dazum Banho de limpeza da praia de Jurerê, no dia 7 de junho (sexta-feira), para marcar a Semana do Meio Ambiente. É a Gincana #ResíduotemValor, que vai trazer informações sobre a preservação da natureza de maneira divertida para os participantes. Com as atividades sendo conduzidas pela Associação R3 Animal, o evento será aberto à população, com o objetivo reforçar as boas práticas em relação aos resíduos na areia, na vegetação e no mar.

 A ação acontecerá na praia em frente ao hotel IL Campanario a partir das 8h30min, com as boas-vindas aos participantes, seguida de exercícios de alongamento e práticas de conexão com a natureza. Às 9h será iniciada a gincana com um quiz sobre questões ambientais, conforme explica a coordenadora de sustentabilidade do Grupo Habitasul, Salete Pereira. “O jogo é uma forma de agregar as pessoas, pois é divertido e ainda promove aprendizado. Serão abordados conteúdos sobre os resíduos sólidos, sua coleta e triagem, além dos malefícios que provocam ao meio ambiente”.

Após o quiz, ocorrerá a limpeza da praia e a triagem dos resíduos. O Dazum Banho encerra às 10h15min, com a confraternização entre os participantes. Os resíduos coletados pelos voluntários serão transformados em vasos para as ações de educação ambiental no novo Parque de Jurerê in_. Os quatro ranchos de pesca da tainha erguidos pelo Grupo Habitasul em parceria com a Associação de Pescadores de Jurerê, receberão, na sexta-feira, lixeiras produzidas a partir de resíduos da Maratona de Jurerê/Hospital SOS Cardio, realizada em novembro.

Esta edição do Dazum Banho conta com as parcerias da Sportsland, Projeto Tamar, Jurerê Internacional Qualidade Sustentável (JIQS), Jurerê Open, hotéis IL Campanario e Jurerê Beach Village, Sistema de Água e Esgoto (SAE) e Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Florianópolis. 

Hotéis de Jurerê in_ já reciclam 70 % dos resíduos sólidos

O Dazum Banho é apenas um dos projetos na área de sustentabilidade promovidos pela Habitasul. Os hotéis IL Campanario e Jurerê Beach Village também se destacam em ações de preservação do meio ambiente, visando avançar cada vez mais no compromisso com o desenvolvimento sustentável. Confira as 13 áreas onde os dois empreendimentos hoteleiros estão atuando:

Reciclagem – Entre os destaques está a reciclagem de 70% dos resíduos sólidos: os orgânicos vão para compostagem, cujo adubo volta para a jardinagem do próprio hotel, além de praças e jardins do bairro. Já os materiais recicláveis têm como destino uma cooperativa de reciclagem que beneficia 60 famílias. 

Óleo de cozinha – O resíduo gerado nos dois restaurantes, o Positano (no IL Campanario) e o Fajã (no Jurerê Beach Village), é destinado ao Reóleo. O projeto recolhe o produto em centenas de estabelecimentos da Capital e faz a sua reciclagem. Com mais de 25 anos de atuação, o programa de sustentabilidade já conquistou para Florianópolis, nas edições de 2012 e 2015, o prêmio Guinness World Records, com o título de cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo.

Certificação Lixo Zero – Em dezembro de 2023, os hotéis assinaram o Termo de Compromisso da Certificação Lixo Zero, visando atingir, até 2025, a meta de reciclar e compostar 90% (ou mais) do resíduo sólido. O objetivo é desviar do aterro sanitário a maior quantidade possível (os 10% restantes são rejeitos).

Eliminação do plástico – Uma das prioridades é eliminar o uso de plástico individual até 2027. Para isso, nos hotéis as garrafas e copos de água à base deste material foram substituídos por latas de alumínio, que possuem maior potencial de reciclagem. Na gastronomia foram introduzidas embalagens compostáveis, abolidos blisters de manteiga, potes de iogurte pequenos e saquinhos de sal e açúcar. Todos esses alimentos agora são dispostos em potes maiores, para que o cliente se sirva. Os hotéis estão testando copos compostáveis de papel e também os produzidos a partir de mandioca. 

Energia e saneamento – O Jurerê Beach Village operando com 50% de fonte solar e meta de chegar a 100% até o final de 2024.

Saneamento – Ambos hotéis estão ligados ao Sistema de Água e Esgoto gerido pela própria Habitasul e que possui certificações ISO 9001 e 14001.

Conscientização dos hóspedes – Entre os maiores desafios dos hotéis está a conscientização dos hóspedes sobre a correta destinação de resíduos. Para isso, ambos os empreendimentos reforçam constantemente a sinalização educativa dentro e fora dos quartos. 

Treinamento interno – Outro público que vem recebendo atenção são os funcionários (tanto os fixos, quanto os temporários e terceirizados), que passam por ações constantes de conscientização. Em 2023, por exemplo, foram 50 horas de treinamento.

Ação social – O compromisso do hotel com a sustentabilidade inclui ainda iniciativas de responsabilidade social. A reciclagem de esponjas (cerca de 1.500 unidades por mês), de lacres de alumínio e de tampinhas de garrafas plásticas é revertida para entidades filantrópicas.

Educação nas escolas – Os hotéis desenvolvem ações de educação ambiental em creches da região e irão ampliar o projeto para o ensino fundamental.

ODS – Os hotéis são signatários do ODS/SC – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os empreendimentos adotaram o ODS 14 – Vida na Água, que por sua vez se conecta ao ODS 13 – Mudanças Climáticas. A missão é que os negócios estejam cada vez mais alinhados com esses conceitos, possibilitando a convivência harmoniosa entre a preservação ambiental e a operação hoteleira. 

Estrutura e governança – Não se tratam de ações isoladas, pois existe toda uma estrutura e governança para o setor. A Habitasul possui Comitê Executivo formado pelos diretores e gerentes dos negócios. Conta ainda com uma Política de Sustentabilidade. Já o Núcleo tem estrutura horizontal e multidisciplinar, que engaja colaboradores com interesse no tema.  Todas as ações são publicadas anualmente no Relatório de Sustentabilidade ESG.

Valores – A coordenadora de sustentabilidade do Grupo Habitasul, Salete Pereira, explica que a sustentabilidade, além de um compromisso inerente aos valores da Habitasul, se tornou uma exigência de mercado. “Uma empresa não pode existir apenas para dar lucro. Se pensar assim, não terá perenidade, pois as pessoas vão cobrar ações sobre essas questões. Vão querer saber quanto de valor está devolvendo para a sociedade em entregas de impacto positivo. Uma empresa precisa ter boas práticas nesta área e ser reconhecida e admirada por isso”, destaca.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa