Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERAL"Novembrada" e "Desterro" abrem mostra de cinema no CEU

“Novembrada” e “Desterro” abrem mostra de cinema no CEU

Projeto Curta Catarina estreia dia 1º de março. Após a exibição gratuita dos filmes, haverá uma conversa com o diretor Eduardo Paredes.

Publicidadespot_img

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Palhoça começa a exibir, em 1º de março, os filmes incluídos no projeto Curta Catarina. A primeira exibição vai contar com as obras “Desterro” e “Novembrada”, de Eduardo Paredes.

O projeto Curta Catarina, articulado dentro do Cineclube do CEU e contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema, no final do ano passado, vai levar ao CEU, gratuitamente, obras de 10 cineastas catarinenses. Além de exibirem seus filmes, eles também irão conversar sobre os trabalhos com o público presente. “Nossa mostra de cinema irá exibir filmes de curta e de longa metragens de 10 cineastas e produtoras catarinenses. Serão 10 mostras, sempre na última quarta-feira de cada mês”, explica o diretor de teatro Takashi Severo, coordenador do Cineclube do CEU e idealizador do projeto.

As sessões são gratuitas. O CEU está localizado na Rua Neri dos Santos, número 148, no Jardim Eldorado.

“Teremos filmes para todos os gostos, formas e linguagens. As obras vão da comédia ao terror, documentários e drama, pra todo mundo poder aproveitar! Filmes sobre sonhos e realidades, que falam da juventude e da velhice, da vida, da morte, de arte, da cultura popular e até do cinema”, detalha José Virgílio Junior (Secco), presidente da Fundação de Esporte e Cultura (FMEC), mantenedora do CEU em Palhoça.

Estreia em 1º de março

A estreia do Curta Catarina está marcada para o dia 1º de março, às 20h, com as exibições de dois célebres episódios políticos transformados nos curtas mais premiados de Santa Catarina: “Novembrada” e “Desterro”, ambos com roteiro, produção e direção de Eduardo Paredes.

A Novembrada, como ficou conhecido o episódio, ocorrido em solo catarinense, entrou para a história como um marco no processo de redemocratização do Brasil. Com 21 prêmios recebidos, o filme “Novembrada” é uma das maiores produções de curta-metragem do
país. São mais de 1.500 figurantes, uma centena de atores catarinenses e Lima Duarte na antológica interpretação do general João Batista Figueiredo.

Já “Desterro”, que tem no elenco os consagrados atores Gracindo Júnior e Luís Mello, traz o drama de dois homens que se odeiam, mas são obrigados a superar a rivalidade em defesa da honra e da sobrevivência. Uma história que denuncia o trágico destino de um povo
humilhado e violentado a ponto de ter o nome da cidade usurpado e mudado para homenagear seu algoz. O filme recebeu 18 prêmios e teve participação em diversos festivais internacionais.

Além de Eduardo Paredes, a mostra vai contar com as participações de: Marcia Paraíso, Chico Faganello, Fabi Penna, Contraponto, Luíza Lins, Gurcius Gewdner, Vinil Filmes, Cíntia Domitt e Novelo Filmes e Zeca Pires.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa