spot_img
Hoje é quinta-feira, 17 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALNunca é tarde para aprender: 116 idosos se formam em Inclusão Digital

Nunca é tarde para aprender: 116 idosos se formam em Inclusão Digital

Idosos concluem curso nesta sexta-feira (4) e celebram coragem, aprendizado e novas possibilidades

spot_img

Nesta sexta-feira (4), emoção e orgulho tomaram conta da formatura de mais uma turma do Curso de Inclusão Digital, parte do Programa Longevidade Ativa. Ao todo, 116 idosos concluíram as aulas e receberam seus certificados, celebrando não apenas a conclusão de um curso, mas o início de uma nova fase de independência digital.

Para a Primeira-Dama Sandra Mikulski, que representou o prefeito Orvino Coelho de Ávila, a palavra que resume o momento é coragem. “Coragem é a palavra que define esse dia. Coragem de cada um de vocês que chegou até aqui, que buscou novos espaços e provou que nunca é tarde para aprender. Parabéns por acreditarem em si mesmos e por mostrarem que é possível recomeçar em qualquer fase da vida”, afirmou Sandra.

De acordo com a superintendente da Fundação Educacional de São José  – FUNDESJ, Maria Helena Kruger, o objetivo é que os idosos possam viver a tecnologia de forma segura e independente, com mais autonomia e qualidade de vida. “Queremos que cada pessoa idosa viva a tecnologia de forma segura, com autonomia e confiança. É muito gratificante ver esses sorrisos e saber que estamos devolvendo autoestima e dignidade para quem tanto contribuiu com a nossa cidade”, disse.

A Diretora do CATI, Karen Eloise dos Santos, também destacou a importância do projeto, lembrando que desde o início, em 2022, a inclusão digital se mostrou essencial para aproximar os idosos do mundo atual. “É emocionante ver essa evolução e o quanto é necessário inserir nossos idosos nesse universo”, reforçou.

A Secretária da Assistência Social, Rita de Cássia Furtado, ressaltou que fica particularmente feliz em ver que os idosos atendidos pelo CATI contam não apenas com atividades físicas e sociais, mas também com ações que os ajudam a se reciclar e a conviver com as tecnologias presentes no dia a dia.

Além da equipe da FUNDESJ, o evento reuniu familiares, amigos, autoridades e instrutores jovens que compartilharam seus conhecimentos com os formandos, como destaca Tereza Fontana, uma das formandas. “A troca entre gerações é um dos diferenciais do programa,eu fui professora, já ajudei a formar muita gente e hoje tive a oportunidade de me formar novamente”, disse

Para quem deseja participar, novas turmas já estão confirmadas para o segundo semestre deste ano — e até o final de 2025 será lançado o edital para novas vagas em 2026, garantindo que mais idosos tenham a chance de viver essa transformação.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa