A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em conjunto com a Fundação Municipal do Esporte de Florianópolis (FME) da Prefeitura de Florianópolis realiza no próximo sábado (23) a 2ª edição do Festival Paralímpico. O evento ocorre das 8h às 12h, no campus da FCEE, em São José e é aberto ao público.
Serão oferecidas oficinas em quatro diferentes modalidades paradesportivas, sendo: Judô, Esgrima, Atletismo e Badminton. Uma apresentação de Dança com a Associação Amigo Down acontecerá na abertura e um jogo de basquete de cadeira de rodas no encerramento.
A oficina faz parte da campanha setembro verde, mês da inclusão da pessoa com deficiência. O foco do evento, segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte é “disponibilizar momentos de inclusão, diversão e saúde às pessoas com deficiência”. Ed Pereira relata também que “o combate contra o capacitismo começa disponibilizando espaços que são de direito da pessoa com deficiência, assim como para qualquer outra.”
A Coordenadoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, também participa do evento. Outras organizações apoiam a iniciativa, como: a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), a Associação Catarinense de Esportes Adaptados (Acesa), a equipe Esgrima Touchê, a Federação Catarinense de Jiu-jitsu Paradesportivo, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).