A nova etapa da Operação Fio Desencapado foi realizada na quinta-feira (03) na comunidade Chico Mendes, no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. A ação contou com a atuação conjunta da Prefeitura da Capital e do Governo do Estado de Santa Catarina, com o apoio das forças de segurança, órgãos de fiscalização e empresas de telecomunicações. Nesta edição, quatro estabelecimentos de ferro-velho foram vistoriados por uma equipe composta por 85 agentes.
Como resultado, foram lavrados um auto de fiscalização por ausência de alvará, um auto de infração por atividade sem licença ambiental e dois autos de infração por falta de alvará de funcionamento, emitidos pelo Corpo de Bombeiros, FLORAM e SUSP, respectivamente. Além das autuações, a COMCAP recolheu cerca de 500 quilos de entulho e materiais descartados irregularmente na área.
A operação faz parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria das condições urbanas, à redução de riscos e ao reforço da segurança nas comunidades. Agora, entra em uma nova fase como força-tarefa intermunicipal, atendendo a uma solicitação do Ministério Público de Santa Catarina. A iniciativa passa a integrar o projeto regional de fiscalização, que será implantado nos 22 municípios da Grande Florianópolis.
“Expandir nossa operação representa um avanço significativo no combate ao furto e à comercialização ilegal de fios. Ao unirmos esforços com outros municípios e com o Governo do Estado, ampliamos nosso alcance e fortalecemos a resposta contra essa prática criminosa que tanto prejudica os cidadãos e gera prejuízos aos serviços públicos”, afirma Maryanne Mattos, vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis.