Hoje é terça-feira, 25 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioSEGURANÇAOperação investiga esquema de corrupção no ramo da construção civil em Governador...

Operação investiga esquema de corrupção no ramo da construção civil em Governador Celso Ramos

O inquérito policial, instaurado pela DEIC, tem por objetivo investigar um grupo criminoso suspeito de atuar em Governador Celso Ramos

Nesta segunda-feira (6), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagraram a operação policial “Midas dos Ganchos”, nas cidades de Governador Celso Ramos, Balneário Camboriú, Florianópolis, São Pedro de Alcântara e São José.

O inquérito policial, instaurado pela DEIC, tem por objetivo investigar um grupo criminoso suspeito de atuar em Governador Celso Ramos e que, entre os anos de 2013 a 2020, teria estruturado um esquema para acelerar projetos e aprovar leis com a finalidade de favorecer empresários do ramo da construção civil.

A investigação apontou dois núcleos principais do grupo, sendo um político, formado por integrantes do executivo municipal, e um empresarial, formado por grandes construtores da cidade. O núcleo político enriqueceu ilicitamente conforme o grupo empresarial foi sendo beneficiado ao longo dos anos com o desenvolvimento imobiliário na cidade.

Além disso, a investigação aponta ainda que o esquema criminoso não se limitou às relações espúrias do núcleo político com as construtoras da cidade de Governador Celso Ramos, mas também com pessoas jurídicas que prestam ou prestaram os mais variados serviços ao município.

A investigação apura crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.  No total, foram expedidos pelo Poder Judiciário 13 mandados de busca e apreensão. Aproximadamente 65 policiais estão participando da operação.

Policiais civis das delegacias da DEIC, da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, da 1ª DECOR da Capital e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais prestaram apoio aos trabalhos policiais.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa