A Operação Sentinela, iniciativa da Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito com a Guarda Municipal, lançada em outubro, registrou na primeira quinzena de novembro 969 ocorrências. De 1º de novembro a 15 de novembro, foram realizadas 101 averiguações, 666 ações preventivas, 202 ações de abordagens, apreensões e prisões.
De acordo com a comandante da Guarda Municipal, Ane Warmling, este número está dentro do que a equipe estava esperando e que São José ganhou muito com a implantação da “Operação Sentinela”. “Os resultados foram muito bons e aumentaram consideravelmente o sentimento de segurança na comunidade, que compartilha o feedback com a equipe de segurança de São José”.
A secretária de Segurança, Andrea Grando, avalia que o desempenho operacional é notável pela ampliação do contingente de agentes municipais dedicados à vigilância, intensificando as patrulhas, especialmente durante os períodos de final de semana e madrugadas, e implementando mais abordagens.
Ela destaca a eficácia das atividades conduzidas pela central de monitoramento da administração municipal, em colaboração com as forças policiais civil e militar, que utiliza uma rede de mais de 300 câmeras distribuídas por todo Município. E que embora, as pessoas não possam perceber, essa presença online tem contribuído significativamente para a recuperação de veículos e a realização de prisões em flagrante.