Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPalhoça completa 130 anos com tecnologia LED em todas as luminárias públicas

Palhoça completa 130 anos com tecnologia LED em todas as luminárias públicas

Por meio de uma PPP, a concessionária QLUZ fez a modernização e agora trabalha com manutenção e ampliação da iluminação palhocense

Palhoça (SC) completa 130 anos de emancipação política nesta quarta-feira, 24 de abril, e um dos motivos para comemoração é que está cada vez mais iluminada. O antigo tom amarelado deu espaço à luz branca das luminárias LED pelas ruas da cidade, conferindo um ar de modernidade, além de oferecer mais segurança e bem-estar social. E a Quantum Engenharia participa ativamente desta conquista, estando presente no município desde 2015, quando passou a atuar na modernização e manutenção do parque de iluminação pública palhocense. E segue o trabalho compondo a QLUZ, concessionária vencedora do edital de Parceria Público-Privada (PPP), em 2020, com melhor proposta técnica e econômica. 

Com o trabalho realizado nesses 9 anos junto à Prefeitura, 100% dos mais de 29 mil pontos de iluminação atuais estão modernizados, deixando as luminárias com lâmpada de vapor metálico e vapor de sódio no passado. O processo de instalação das luminárias LED foi finalizado em outubro de 2021, gerando embelezamento e conferindo um ar de modernidade, com sustentabilidade e economia ao município.

Agora, as equipes do QLUZ trabalham na manutenção e na ampliação da rede de iluminação pública de Palhoça, com 24 obras em andamento e com previsão de finalização até julho de 2024. O diretor-presidente da Quantum, Gilberto Vieira Filho, explica que trabalhar com iluminação pública resulta em vantagens significativas aos cidadãos, turistas e empresários locais, abrangendo segurança pública, conforto urbano e eficiência econômica.

“A adoção de tecnologias como LED prepara essas localidades para o futuro. E Palhoça está no rol dos municípios pioneiros em adotar PPP para iluminação pública no Brasil, sendo um grande exemplo para todas as cidades que trabalham para entrar no grupo das smart cities (cidades inteligentes)”, destaca Gilberto. Além de iluminar a cidade, o QLUZ também gera emprego e renda direta e indiretamente aos palhocenses, ao manter 14 colaboradores alocados na unidade instalada na Avenida Thiago Antunes Teixeira, no bairro Bela Vista.  

Eficiência com economia e segurança

As luminárias com tecnologia LED emitem luz branca com índice de 70% da percepção das cores, contra 30% das lâmpadas comuns. Ou seja, ampliam a visibilidade nos espaços, gerando mais segurança à noite. Além disso, consomem 60% menos energia elétrica do que as tradicionais, duram cerca de 5x mais, suportam melhor as condições bruscas de tempo e temperatura, sendo mais resistentes a choques, vibrações e impactos, e são ecologicamente responsáveis, tendo 98% de seus componentes recicláveis, o que contribui para a preservação ambiental. Também são livres de elementos tóxicos em sua composição, ao contrário das lâmpadas de descargas, que possuem mercúrio, material altamente poluente e prejudicial à vida.

Conforme explica a engenheira ambiental e sanitarista Amanda Conrado, que atua como analista ambiental na Quantum Engenharia, muito além do que a tecnologia e as soluções de engenharia elétrica praticadas está a preocupação e a importância de conduzir suas atividades priorizando a sustentabilidade e os desdobramentos quanto ao meio ambiente, ao aspecto social e a transparência em seus negócios, caracterizando amplamente a adoção dos princípios ESG.

Controle remoto do parque de iluminação

Além de promover a substituição de 100% das luminárias convencionais existentes por tecnologia LED, a concessionária QLUZ também implantou um Sistema de Telegestão em todas as luminárias modernizadas, permitindo o monitoramento e controle remoto do parque.

Tudo é monitorado a partir do Centro de Controle Operacional (CCO), onde são gerenciadas todas as demandas do sistema de iluminação pública através de um software de Sistema Central de Gerenciamento desenvolvido especificamente para o projeto de Palhoça. Isso é possível por que o CCO conta com data centers, central de atendimento à população, equipamentos de comunicação e “Video Wall” para acompanhamento do funcionamento de todos os pontos de iluminação.

E o futuro seguirá muito bem iluminado em Palhoça, pois a PPP prevê que, em 15 anos, a tecnologia será renovada, evitando que fique obsoleto. Dessa forma, ao fim do contrato de 25 anos da PPP, a gestão da iluminação pública voltará integralmente ao município de Palhoça, que então contará com um sistema composto por equipamentos novos, modernos e com menor consumo de energia, gerando economia do dinheiro público.

Além de luz, ações sociais e ambientais

Mais do que segurança e embelezamento da cidade, os palhocenses também ganham com o engajamento da Quantum Engenharia na comunidade, uma prática constante em todas as cidades onde presta seus serviços. Por exemplo, anualmente, a empresa participa de campanhas do agasalho, faz doações sistemáticas para entidades assistenciais, incentiva doações de ração que são destinadas a ONGs que cuidam de animais abandonados, e patrocina o projeto “Eleve Sua Energia”, que leva música popular brasileira e erudita para as ruas e praças de Palhoça.

Inclusive, a próxima edição do “Eleve Sua Energia” será no dia 29/04, seguindo o roteiro: Av. Atílio Pedro Pagani (prefeitura) – Pagani, Passeio Pedra Branca – Pedra Branca, Rua Afonso Pena – Frei Damião (Brejaru) – Praça, Av. Elza Lucchi – Ponte do Imaruim, Av. Aniceto Zacchi – Ponte do Imaruim, Praça 7 de Setembro – Centro, Parque da Barra do Aririú – Rua Nossa Senhora dos Navegantes – Barra do Aririú. 

Ainda, em 2022, a Quantum incentivou o programa Selo Social em Palhoça, promovido pelo Instituto de mesmo nome, que reconhece instituições de impacto social, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma ação diretamente relacionada às iniciativas de ESG (Environmental, Social and Governance) que a Quantum Engenharia vem implementando em suas operações, e que são aliadas na tomada de decisões social e ambientalmente responsáveis e moralmente corretas, que vêm crescendo e se fortalecendo no mundo dos negócios. Com isso, a Quantum já participou da elaboração de pelo menos 7 projetos, 26 impactos sociais e 850 atendimentos em Palhoça. 

Outra ação importante é de cunho ambiental, ao manter projetos de sustentabilidade, como a Central de Resíduos junto à Matriz da Quantum, em São José (SC), para onde são levados os resíduos sólidos gerados em Palhoça. Lá, seguindo protocolos legais de gestão, esse material recebe a destinação correta, evitando impacto ambiental negativo. 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa