A parceria público-privada (PPP) implantada pela Prefeitura de Palhoça para a otimização e o gerenciamento da iluminação pública no município foi um dos cases de sucesso apresentados durante o 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em Bento Gonçalves (RS), entre os dias 13 e
14 de abril. Quem representou o município no congresso foi Cristina Schwinden, uma das principais articuladoras da PPP em Palhoça, à frente da Secretaria de Administração.
Prefeitos, gestores e servidores de cerca de 100 cidades do RS estiveram reunidos na Fundação Casa das Artes para tratar sobre inovações que resultem em uma melhor prestação dos serviços públicos. É o caso da PPP da iluminação pública de Palhoça, que hoje tem um parque com 100% de luminárias LED e tecnologia de telegestão – quando os postes enviam notificação automática de funcionamento para uma central de monitoramento, por exemplo, entre várias funcionalidades possíveis.
O projeto vem reduzindo custos e possibilitando a aplicação de outras soluções inteligentes na gestão municipal de Palhoça. “A telegestão está cumprindo o seu papel, que é o monitoramento da iluminação da cidade feito pelo CCO. Então, alguns bairros da cidade
já não necessitam mais de ronda, é tudo via sistema em tempo real. Além de ser a única cidade do país com todas as orlas iluminadas”, destaca Cristina Schwinden.
Em sua palestra, Cristina destacou a implantação de novos projetos da Prefeitura de Palhoça, como sensores nas lixeiras, semáforos inteligentes e a integração da PPP de iluminação pública com o projeto de concessão de saneamento básico. A ideia é que os dois
contratos consigam se conciliar para fazer uma medição do volume de água das residências, utilizando os postes. “Está se tornando um projeto extremamente preciso. Realmente, ele está sendo um hub para sensores e medidores de qualquer coisa. Tem no nosso planejamento a questão do programa de concessões, medidores de qualidade do ar, da temperatura, fluxo de pessoas e de veículos, a questão da conectividade, podendo conectar câmeras e equipamentos, temos um leque para ser explorado”, enaltece.
A questão das parcerias e de modelos de contrato cada vez mais dinâmicos e inovadores é tão importante para a Prefeitura de Palhoça que será abrigada em uma secretaria própria, a Secretaria Executiva de Concessões e Parcerias. Cristina Schwinden deve comandar a pasta. A criação da nova secretaria está em tramitação na Câmara de Vereadores de Palhoça. “Nós temos, na administração de Palhoça, o slogan ‘Trabalho que constrói o futuro’, e nós já estamos trazendo o futuro para dentro da administração pública, com modelos modernos e bem estruturados para a gestão de serviços, e quem ganha com isso é a população”, afirma o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.