Hoje é sexta-feira, 13 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna do EditorPedrão assume como deputado; da noite para o dia postos aumentam preço...

Pedrão assume como deputado; da noite para o dia postos aumentam preço da gasolina e outras notas

Primeiro Suplente do PP, ex-vereador da Capital, Pedrão, assumiu nesta terça (3) na Alesc. Veja também sobre as tratativas em Brasília sobre a SC-281; aumento inesperado do litro da gasolina na Grande Florianópolis; Alex Brasil fica no quase para assumir na Alesc e outras notas

Pedrão assume como deputado

A partir desta terça-feira (3) Florianópolis passa a ter mais um deputado estadual na Assembleia Legislativa. O deputado estadual, Altair Silva (PP) sai de licença por 30 dias e em seu lugar assume o suplente, Pedrão, que na última eleição no ano passado fez 27.344 votos, sendo destes 16.253 somente em Florianópolis.

O gesto de Silva vem em boa hora para o ex-vereador da Capital. Pedrão está no páreo para disputar a prefeitura em 2024 e já recebeu o sinal verde dentro do partido para apresentar um projeto e trabalhar uma chapa para a Câmara. Ao que parece o partido vai deixando para os livros de história a Família Amin e começa construir um novo presente alicerçado em figuras como a de Pedrão.

Na sessão desta terça (3), às 15 horas, Pedrão assumiu o mandato, fez o juramento e assinou o termo de posse. Ele agradeceu a Altair Silva por abrir o espaço e prometeu empenho. “É uma honra muito grande estar aqui podendo decidir o futuro de Santa Catarina, por mais que sejam só 30 dias, Mas quero fazer valer esse período por 30 anos”, comentou. Em especial, ele prometeu atenção à solução para o transporte marítimo na Região Metropolitana e transparência na gestão pública.

Entre os presentes, o prefeito e vice de Biguaçu, vários vereadores e ex-vereadores da Capital como César Faria, Tiago Silva, Edinho Lemos, Celso Sandrini, Maycon Costa e outros, além do ex-senador Dário Berger.

Alex Brasil ficou no quase

Nos últimos dias também foi ventilado para assumir na Assembleia Legislativa outro representante da Capital, que é o suplente pelo PL, Alex Brasil, que na eleição passada fez 20.271 votos. Mas, no seu caso, as tratativas não passaram de fumaça.

Mais um ato do enredo desorganizado do PL estadual. Simplesmente anunciaram a licença de um deputado estadual, no caso Edilson Massocco, que inclusive é líder do governo Jorginho, sem que este concordasse.

Nesta segunda-feira (2) Massocco veio a público explicar que até está deixando a liderança em favor do deputado estadual, Ivan Naatz, porém, não se licencia. O boato é que Massocco se licenciaria para estar mais presente na sua base, Concórdia, onde pretende disputar a prefeitura em 2024. Um boato que não se concretizou e Alex Brasil ficou no quase.

Alex Brasil ficou no quase

Postos aumentam preço da gasolina

A população da Grande Florianópolis foi surpreendida com um considerável aumento nos preços dos combustíveis nesta semana. Mesmo sem recente aumento dos combustíveis anunciado pela Petrobrás ou refinarias, praticamente todos os postos apresentaram o litro de gasolina custando em média mais que 10%, em alguns casos saltando de R$ 5.75 para R$ 6,39 ou até mais.

O Sindicato de Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis informou que a decisão de aumentar os valores partiu dos donos dos postos. Segundo o Sindicato, o objetivo é readequar os ganhos dos estabelecimentos e recompor perdas. Ações de mercado combinadas como essa merecem ao menos uma investigação séria das autoridades. Há que se apurar se não correspondem a formação de um cartel. Com a palavra o Procon, que, seja municipal ou estadual, ainda é o único órgão que faz alguma coisa para frear os aumentos, porque Ministério Público e outros órgãos, só assistem.

Prazo da CND

Foi aprovado na Câmara da Capital nesta semana um projeto de lei de autoria da vereadora Manu Vieira (Novo) que dobra o prazo de validade da Certidão Negativa de Débito (CND) em Florianópolis.

O prazo atual que é de 60 dias, de acordo com o projeto que agora vai para sanção do prefeito Topázio Neto (PSD), passa a ser de 120 dias. A medida reduz a burocracia e agiliza a vida do empreendedor. “Tornar a vida do cidadão mais simples é prioridade do meu mandato”, disse através das redes sociais a vereadora.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Insiste na polarização

Quem vem mandando mal na Câmara da Capital é a vereadora Maryanne Mattos (PL) que vive tentando polarizar contra a esquerda e manter vivo o discurso do “nós contra eles” que rachou o País nos últimos anos.

Nesta segunda-feira (2) ela mostrou na sessão da Câmara um vídeo de uma briga generalizada ocorrida em uma reunião nacional do PSOL, em Brasília. Pergunto: o que a exposição do vídeo contribuiu para Florianópolis.

Para piorar a situação, após sua fala, seu colega de bancada, o vereador Maycon Costa (PL) ainda colocou PL e PSOL no mesmo balaio neste quesito de violência. “Quero dizer para a vereadora que isso não é exclusividade do PSOL. O PL aqui da Capital está igual. O Sargento Mattos também tentou me agredir”, disse o vereador, arrancando risos e aplausos da bancada do PSOL na Casa, composta por três vereadores (as).

Maryanne aposta cegamente na polarização

Mais urnas

Pode-se considerar um sucesso o comparecimento de eleitores na eleição do Conselho Tutelar, realizada domingo (1°), na Capital. Foram 9.794 votos, que ajudaram a eleger 20 novas conselheiras tutelares para a gestão 2024/2028.

A quantidade de votantes é praticamente o dobro da eleição passada. Ajudou a criar o clima de disputa a proximidade para a eleição do ano que vem e a polarização entre esquerda e direita.

Mas, ainda há que se melhorar para os próximos anos a disponibilização de mais urnas, cobrindo outras regiões da cidade. Neste ano apenas quatro locais de votação foram dispostos. Já evoluiu em relação à eleição passada, que teve apenas uma urna no centro da cidade. Mas, dá para melhorar.

Entre os mais votados ficaram Brígida Azeredo com 1.180 votos, Juliana Lobo com 1.165 votos, Adryelle Rodrigues com 748 votos, Daniella Souza com 722 votos, e Camila Ribeiro Flávio com 691.

Corrupção na prefeitura

Nesta semana aconteceu mais um capítulo no caso de corrupção no setor de liberação de obras da prefeitura de Florianópolis. O secretário da SMDU, Nelson Mattos, e a Presidente da Floram, Beatriz Kowalski, pediram afastamento dos cargos para que a auditoria possa ser realizada com maior transparência possível. “Sobre eles, não pesa nenhum indício de irregularidade, mas preferiram estar de fora para demonstrar lisura nos processos. Vão, inclusive, procurar a polícia espontaneamente para ajudar nas investigações”, explicou o prefeito Topázio.

Ivana Tomasi, arquiteta e servidora de carreira da Prefeitura responderá pela pasta da SMDU nos próximos 60 dias, enquanto acontece a auditoria. Já na Floram, Bruno Vieira Luiz, engenheiro sanitarista de carreira, assume o posto de Presidente do órgão.

Reunião com Topázio nesta semana

Corrupção na prefeitura (II)

Além da investigação que já vem sendo conduzida pela Polícia Civil, agora, a Controladoria-Geral da cidade vai auditar todos os processos de licenciamento e fiscalização que possuem algum envolvimento com os servidores investigados em esquema de corrupção. Eles são suspeitos de cobrarem para não demolir obras irregulares. A nova etapa iniciou nesta segunda-feira, 02 de outubro.

Mesmo sem a solicitação formal, a Procuradoria Geral de Florianópolis vai encaminhar nos próximos dias à justiça todas as cópias de processos que tiveram envolvimento dos investigados. A ideia é que o poder judiciário possa acompanhar a auditoria interna da prefeitura em tempo real.

Michel em Brasília

O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper está em Brasília em missão oficial para tentar uma solução para a rodovia estadual SC-281. A via será importante conexão com o Contorno Viário e quando este estiver entregue para trânsito, receberá considerável tráfego de veículos. O problema é que há ajustes urgentes necessários como a duplicação de um trecho de cerca de 800 metros e construção de uma nova alça de ligação.

Recentes reuniões já foram realizadas com o Secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, e agora, acompanhando de Comper, o vice-prefeito participa de audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, com o objetivo de encontrar soluções para que a SC-281 não se transforme em uma via estagnada com a liberação do Contorno Viário.

Michel durante publicação nas redes sociais

Gratidão zero

Uma coisa é certa, assim como o vereador Maycon Costa se passou um pouco ao tentar bitolar o mandato do suplente Sargento Mattos que assumiu por 30 dias na Câmara da Capital, igualmente errou Mattos ao se passar e denunciar Costa no Conselho de Ética da Câmara. “Talvez esse problema só tenha ocorrido porque eu abri para ele assumir. Muitos aqui não abrem”, disse acertadamente Maycon. Gratidão zero do Sargento!

Frente parlamentar

A Câmara de Florianópolis anuncia a instalação da Frente Parlamentar de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O lançamento acontece nesta terça (3), às 19 horas, no Plenário do primeiro andar da Câmara.
Tendo o vice-presidente da Câmara Municipal como presidente, vereador Claudinei Marques, Republicanos, a Frente tem como objetivo de promover ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual, bem como o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a proteção e cuidado das vítimas. Através de debates, discussões e proposições, pretende-se construir estratégias e medidas que contribuam para a erradicação desse grave problema que assola nossa sociedade.

MANDOU BEM

Até que enfim a Prefeitura de São José resolveu buscar uma empresa interessada em instalar um parque esportivo, na Beira-Mar do Município. As empresas interessadas em participar do processo licitatório podem se inscrever a partir do dia 16 de outubro. O objetivo da licitação é promover uma área pública de lazer e esporte. O parque esportivo terá sete quadras oficiais de prática de esportes de areia: duas quadras de futevôlei, duas quadras de vôlei de praia, duas quadras de beach tênis e uma quadra de futebol.

MANDOU MAL

E pensar que teve vereador de Florianópolis defendendo recentemente a utilização de espaço na antiga rodoviária. O MP acaba de recomendar à Prefeitura de Florianópolis para que o complexo do antigo terminal rodoviário seja totalmente interditado. O documento ainda propõe a avaliação da possibilidade de demolição do imóvel. A recomendação foi expedida após uma intensa investigação do MPSC, por meio da instauração de um inquérito civil pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital, assinado pelo Promotor de Justiça Daniel Paladino.
Clique na imagem e entre no grupo de whatsapp para receber a coluna

 

 

 

 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa