Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPoeta Zininho vai abrir o Bicicultura Floripa 2023

Poeta Zininho vai abrir o Bicicultura Floripa 2023

Artista era entusiasta da bicicleta desde criança

Palestras, rodas de conversa, oficinas, Biciculturinha, artes, esportes, intervenção urbana, feira e festas. Tudo isso vai fazer parte da programação do Bicicultura 2023, maior evento brasileiro da cultura da bicicleta que acontece de 15 a 19 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Como anfitriã do evento, pela primeira vez, Florianópolis já se prepara para receber o público de todas as regiões do país. Para tanto, quem fará a abertura do encontro será a cantora Cláudia Alvim Barbosa, filha de Cláudio Alvim Barbosa, o poeta Zininho, que vai interpretar o hino oficial da Capital, o Rancho de Amor à Ilha, de autoria do seu pai.

“Meu pai sempre foi e sempre será parceiro nas pautas importantes e urgentes da cidade”, diz Claudinha, como é carinhosamente chamada, ao enviar duas fotos de Zininho, a bordo de uma bicicleta, lá pelos anos de 1938 e 1946 (em anexo).

E para mostrar as tradições manezinhas da Capital, a organização confirmou também – para abertura – a apresentação do Boi-de-Mamão do Pantanal e performance artística com a benzedeira Mocotinha.

Outro destaque, além da programação interna, será o tour pelo Centro Histórico, dia 19, domingo, último dia do encontro. De bicicleta, os participantes de várias partes do país irão circular e visitar locais como o Forte Sant’Ana, a Praça XV, a Igreja Matriz, o Mercado Público, a Alfândega, o Parque da Luz e a Ponte Hercílio Luz.

Já no Continente, o roteiro reúne o Parque de Coqueiros, a Praia da Saudade e as Pedras de Itaguaçu. Para encerrar, o descanso será embaixo da Figueira da Praça XV, no centro. Sem esquecer, é claro, da pedalada até o aterro da Baía Sul para ver o pôr-do-sol, no sábado, dia 18.

Programação completa
A programação do Bicicultura Floripa está disponível em https://bicicultura.org.br/programacao/

Serviço

  • Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo.

  • Data:  15 a 19 de novembro

  • Horário: Abertura na noite do dia 15, atividades gerais de manhã, tarde e noite dos dias 16, 17 e 18. Encerramento dia 19, domingo.

  • Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC

  • Edições: Brasília (2008); Sorocaba (2010); São Paulo (2016); Recife (2017); Rio de Janeiro (2018); Maringá (2019); online (2020 e 2021); Belém (2022); Florianópolis (2023); e Brasília (2024)

  • Como participar: o acesso é livre e gratuito; inscrições prévias podem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/juqAcCBacbKmaBvi6

  • Programação completa: https://bicicultura.org.br/programacao/

  • Mais informações no site do evento: https://bicicultura.org.br/

  • Realização: Amobici; ABC Pró Ciclovias; Bruxas da Bike; União de Ciclistas do Brasil

  • Apoio: UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Nathor Bicicletas, Tembici, ITDP Brasil, Movimento ODS SC, WRI Brasil, Revista Bicicleta e Sacis

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa