Hoje é segunda-feira, 7 de outubro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPossíveis ações para qualificação de edificações e de espaços públicos degradados serão...

Possíveis ações para qualificação de edificações e de espaços públicos degradados serão apresentadas no Summit Cidades

A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – Santa Catarina (AsBEA-SC) vai trazer São Luís para Florianópolis no Summit Cidades 2023, que acontece entre os dias 26 e 28 de junho no CentroSul. O presidente da entidade, arquiteto Ronaldo Matos Martins, apresentará parcerias possíveis entre público e privado mediadas por entidades da sociedade civil para qualificação de espaços públicos e de ambientes degradados de Florianópolis, assim como para a preservação e valorização do patrimônio e de edificações de importância histórica na região. A palestra da AsBEA-SC será no dia 26 de junho, às 9h40, integrando o painel Diálogos Urbanos, comandado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU-SC). 

A ideia da AsBEA-SC é promover iniciativas articuladas e eficientes entre o poder público e as instituições que compõem o ecossistema da construção civil em Santa Catarina. A inspiração veio de São Luís, capital do Maranhão, reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, em 1997. A cidade foi destino da #missãoAsBEAsc realizada nos dias 18 e 19 de maio, interessada em conhecer o trabalho exemplar que tem sido desenvolvido em parceria pelo poder público, pela iniciativa privada e por entidades empresariais envolvendo educação patrimonial, capacitação de mão de obra, captação de recursos,  restauração das edificações, incentivos para ocupação dos casarões, entre outras frentes.

Integração e cooperação 

“Queremos articular a integração de todos os agentes que compõem o ecossistema da construção civil para que possamos desenvolver em Santa Catarina programas como o Canteiro Escola, de gestão compartilhada entre o poder público e a iniciativa privada para formação de mão de obra qualificada para a recuperação de edificações”, ressalta Ronaldo Matos Martins. O Canteiro Escola foi um dos programas que a #missãoAsBEAsc conheceu em São Luís dentre as iniciativas lideradas pela da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH). 

A presidente da FUMPH, a historiadora Kátia Bogéa, e sua equipe técnica recepcionaram o grupo, formado por Ronaldo e pelos arquitetos Ricardo Fonseca e Douglas Virgílio, da Vice-presidência de Relações Institucionais, detalharam os projetos e organizaram uma programação com muito conteúdo e interlocução com parceiros, como SENAI Maranhão, Sinduscon Maranhão e Associação Comercial do Maranhão. “A Fundação, em dois anos, teve muitos desafios e hoje está entregando para a sociedade um conjunto de ações que começou a chamar a atenção de instituições no Brasil, como a da AsBEA-SC, que veio entender in loco, em São Luís, esse trabalho transformador da Fundação Municipal de Patrimônio, inspirando outras instituições a seguirem o caminho que nós estamos traçando”, afirma Kátia. Ela esteve em Florianópolis em abril deste ano para participar de um evento sobre salvaguarda do Patrimônio Arquitetônico promovido pelo CAU-SC. “Ficamos impressionados com que a Kátia apresentou aqui no CAU-SC e decidimos ir para São Luís conhecer de perto como foi possível articular todos os agentes para a viabilização dos programas e o que eles representam para a cidade, para a sociedade maranhense e para a educação patrimonial. Juntos, nós podemos reproduzir as bem-sucedidas ações em Santa Catarina”, reforça o presidente da AsBEA-SC. 

Sobre o Summit Cidades 

O Summit Cidades é considerado o maior evento sobre desenvolvimento de cidades em Santa Catarina. Nesta edição, contabiliza 190 palestrantes, quatro palcos e até 10 experiências simultâneas nos três dias de evento. O Summit Cidades conta com feira de negócios, salas de reunião e coworking, apresentações de cases, workshops, treinamentos e palcos interativos  sobre diversos assuntos, como inovação social, mobilidade urbana, segurança pública, educação, planejamento, sustentabilidade, comunicação política, novas legislações e muito mais. 

Como o CAU/SC é uma das instituições parceiras do Summit Cidades, os arquitetos e urbanistas devidamente registrados têm direito a ingresso com valor diferenciado: R$ 70,00 mais taxa de entrega. 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa