Hoje é terça-feira, 25 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura da Capital já comprou mais de 2 milhões de absorventes para...

Prefeitura da Capital já comprou mais de 2 milhões de absorventes para campanha Dignidade Menstrual

Produto de higiene beneficia 6 mil estudantes da rede municipal de ensino

Na rede municipal de ensino de Florianópolis em torno de 6 mil estudantes, distribuídas em 39 escolas, recebem mensalmente absorventes íntimos. A Secretaria de Educação da Capital já adquiriu 2.149.728 unidades de produtos higiênicos.

O público são meninas, a partir de 10 anos de idade, que estão geralmente no quinto ano do ensino fundamental. A ação da Prefeitura faz parte da campanha nacional de Dignidade Menstrual.

O secretário de Educação, Eduardo Gutierres, ressalta que muitas mulheres por não terem acesso a absorventes, deixam de freqüentar escolas por vergonha. “Queremos cada vez mais ajudar na melhoria da saúde pública, cidadania e autoestima das meninas”.

A SME já comprou 134.358 pacotes de absorventes. As entregas nas unidades educativas ocorrem trimestralmente. O cálculo é feito para que cada estudante receba por mês 16 unidades.

Na Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, no bairro João Paulo, com 311 adolescentes, há 159 estudantes em idade menstrual. Os banheiros femininos da unidade educativa possuem caixas com pacotes e alguns absorventes individuais.

O pessoal dos serviços gerais é quem faz a reposição dos produtos. Independente disso, qualquer estudante pode solicitar absorventes na sala da direção.

Desde 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) considera o acesso à higiene menstrual um direito que precisa ser tratado como uma questão de saúde pública e de direitos humanos.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa