Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura da Capital terá novo Sistema de Gestão de Serviços online para...

Prefeitura da Capital terá novo Sistema de Gestão de Serviços online para os cidadãos em 2024

Publicidadespot_img

A Prefeitura de Florianópolis realizará, no próximo dia 01 de janeiro de 2024, a implantação da sua nova estrutura para disponibilização de serviços ao cidadão. Muito mais segura, transparente e ágil, a nova solução contratada proporcionará de forma integrada um processo de modernização da digitalização dos serviços do município, aumentando a qualidade e eficiência dos serviços ofertados, acesso à recursos de maneira igualitária, além de benefícios econômicos através de automações e difusão da cultura sustentável.

O novo sistema permitirá gerenciar a reinvenção dos processos existentes e a criação de novos para apoiar os esforços de otimização e transformação digital, o que não era possível no atual software implantado a 15 anos atrás. O modelo que será implantado em janeiro atende a todas as normas impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), login único Gov.br, automação e integração de processos internos e externos, gestão de arquivos e documentos em um único sistema em conformidade com o e-ARQ Brasil, rastreamento e histórico das informações, além de transformar informação em conhecimento estratégico uma vez que possibilita a identificação de gargalos na tramitação de processos através de gráficos intuitivos. A mudança no Sistema de Gestão de Serviços foi licitada em 2023 e seu resultado publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município nº 3416 de 06 de abril de 2023.

Transição: No período de 23 à 31 de dezembro de 2023, haverá a indisponibilidade parcial e temporária de funcionalidades. Não será possível no período, por exemplo, criar novo processo eletrônico ou ainda incluir novos documentos em processos em andamento, somente será permitida a consulta à processos existentes.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A MUDANÇA NO SISTEMA DE GESTÃO DE SERVIÇOS MUNICIPAIS DE FLORIANÓPOLIS

Por que mudar o Sistema de Gestão de Serviços do Município?

O Sistema de Gestão de Serviços atual foi implantado a mais de 15 anos e precisa ser atualizado para garantir agilidade, transparência e segurança na realização de uma série de serviços e procedimentos. Com a troca do software, que atende a todas as normas impostas pela LGPD, a administração municipal terá padronização, integra­ção e automatização de todo o rito processual administra­tivo, gestão arquivística e docu­mental, acesso a processos e seus documentos na palma da mão, diminuição do risco de danos e extravio de documentos (comparado a processos físicos), além da economia de recursos.

Quando ocorre a mudança no sistema?

Para realizar a Migração dos Dados do sistema atual para o novo sistema, bem como, cumprir todas as atividade necessárias para sua implantação, será necessário suspender temporariamente a criação de novos processos eletrônicos realizados atualmente no portal da Prefeitura, ficando indisponível entre às 00h do dia 23 de dezembro de 2023 (sábado) e 23h59min do dia 31 de dezembro de 2023 (domingo).

Uso o sistema para acessar os serviços da Prefeitura. Esse procedimento vai mudar?

Não teremos descontinuidade nos serviços ofertados pela Prefeitura, pelo contrário, o poder Executivo Municipal, através da Controladoria-Geral do Município e demais secretarias, realizou uma grande revisão em todos os seus procedimentos e estabeleceu o Decreto nº 25.439 de 08 de agosto 2023 – Diário Oficial Eletrônico do Município nº 3504, que dispõe sobre a Carta de Serviços, a Avaliação de Satisfação dos Usuários, a Simplificação e Melhoria de Procedimentos e o Conselho de Usuários de Serviços Públicos no âmbito da Administração Direta e Indireta do poder Executivo Municipal.

Com o processo de modernização da digitalização dos serviços do município, o Pró-Cidadão continuará realizando atendimento presencial?

O Pró-Cidadão continuará promovendo de modo integrado o atendimento ao cidadão, visando proporcionar-lhe satisfação, tornando-se ponto de convergência representativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Porém com a implantação e ampliação dos processos digitais, a expectativa é de que se desburocratize diversos procedimentos. Dessa forma se abre a oportunidade ao cidadão de solicitar e acompanhar serviços de forma eletrônica, como também facilita as rotinas daqueles que prestam o serviço.

Com os serviços indisponíveis parcialmente, posso me dirigir ao Pró-Cidadão para atendimento?

Nada muda no atendimento do Pró-Cidadão, porém no período de migração e implantação do novo sistema o Pró-Cidadão estará sem atendimento para a maioria de seus serviços conforme Decreto nº 25.602 de 05 de outubro de 2023 – Diário Oficial Eletrônico do Município nº 3541, que estabelece ponto facultativo nos órgãos da administração direta e indireta do poder executivo municipal.

Teremos atendimento exclusivo e somente ao Programa Desenrola Floripa nos dias 26 2 27 de dezembro de 2023

Com a mudança do sistema como fica meu processo em Andamento? Perderei o acesso?

Não se preocupe! Os processos existentes e já “em Andamento” serão migrados para o novo sistema na íntegra, possibilitando que a equipe da Prefeitura de Florianópolis e o requerente possam dar andamento e continuidade no processo normalmente.

No dia 01 de janeiro de 2024 o sistema estará 100% online?

Sim, o sistema estará disponível para cadastro de novos processos já no dia 01 de janeiro de 2024 através do portal da Prefeitura. Ratificamos que todo o projeto foi cuidadosamente executado de forma estruturada, respeitando todas as fases necessárias inclusive com planejamento e diagnóstico. Todos os colaboradores do executivo municipal, que utilizam o sistema de processos, foram integrados à nova interface e às suas funcionalidades. Apesar de todos os cuidados tomados, sabemos que em todo o processo de implantação de novo sistema podem ocorrer algumas intercorrências devido ao período de adaptação e a alguns serviços ainda passarem por uma fase de ajustes. Para mitigar possíveis indisponibilidades, além do suporte técnico da contratada, foram capacitados servidores com perfil administrador para a gestão do conhecimento e evitarmos gargalos nos tratamentos.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa