Em maio, a Prefeitura de Florianópolis, através da Assessoria da Mulher e da Igualdade de Gênero, está promovendo ações de conscientização do público sobre a saúde mental materna durante a campanha que acontece em todo Brasil, o Maio Furta-Cor. Os eventos serão nos dias 10 e 13.
No dia 10 de maio, quarta-feira, haverá uma reunião ampliada sobre saúde mental materna das servidoras públicas municipais, estaduais e federais, das 10h30 às 12h30, no auditório da Assistência Social (SEMAS). O evento conta com a presença do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), profissionais da saúde, movimentos e representantes do poder público.
A Marcha do Maio Furta-Cor será no dia 13 de maio, sábado, das 9h às 12h, com ponto de encontro da cabeceira da Hercílio Luz, lado insular (ilha), e contará com diversas atividades e atrações, como: roda de conversa com profissionais da área da saúde, boi de mamão, mamaço (momento no qual as mães com seus bebês se reúnem para amamentar), dança materna (atividade com intuito de fortalecer o vínculo mãe e bebê), capoeira, fitdance, zumba e van de vacinação.
A saída para a caminhada está marcada para às 11h e será acompanhada da bateria da Dascuia. São apoiadores o Hospital Baía Sul, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Escola de Samba Dascuia, Grupo Amanascer e Mães pela Diversidade. A campanha conta com divulgação em busdoor e relógios eletrônicos da cidade para maior conscientização da população.