Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPrefeitura de São José entrega os primeiros 25 óculos para estudantes da...

Prefeitura de São José entrega os primeiros 25 óculos para estudantes da rede municipal

Programa Enxerga São José vai atender todas os 20 mil estudantes do Município com exames oftalmológicos e entrega de óculos

Os óculos laranja e verde que Enzo Troczinski Rodrigues, 6 anos, e o preto que Davi Asaff, 8 anos, receberam na tarde de quinta-feira (9), marcaram o início da entrega oficial dos primeiros 25 acessórios entregues pelo programa “Enxerga São José” aos estudantes da rede municipal de ensino de São José. Ambos com 2,5 graus de astigmatismo, após serem diagnosticados pelo programa, tiveram a oportunidade de escolher a cor e modelo dos óculos que foram entregues pela Prefeitura de São José.

A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura de São José, por meio das secretarias da Educação e da Saúde, tem como meta atender cerca de 20 mil alunos do Município. O programa que conta com parceria com Organização Social “Viva Brasil” e Ótica M3 Solução, estabelece que um consultório de oftalmologia móvel percorrerá, de forma itinerante, as escolas do Município e realizará a avaliação visual dos alunos da rede. O kit entregue conta com óculos, spray de limpeza, flanela, dicas de cuidados e receita.

O consultório móvel conta com médico oftalmologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem e vai atender aproximadamente 900 alunos por mês. Neste primeiro mês, a unidade ficará no CEM José Nitro, que está funcionando provisoriamente no Cras de Areias, localizado no bairro Areias, onde foi realizada a cerimônia oficial da entrega dos acessórios. Depois do dia 15, a unidade segue para o CEM São Luiz.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila salientou a importância do programa ao falar que a consulta e aquisição de óculos tem um custo elevado às famílias. “Essa parceria entre a Saúde e a Educação não tem como dar errada, vamos atender aqueles que mais precisam, lá na ponta. Quem cuida das crianças certamente, no dia do amanhã, uma sociedade melhor. Não existe outra ferramenta de inserção do jovem que não seja por meio da Educação”.

O vereador Mauro Henrique da Silva, o Mauro Fiscal, representando o Legislativo josefense, enalteceu a importância do programa e reconheceu seu impacto social e de saúde para as crianças beneficiadas. “A Câmara de Vereadores é parceira de projetos deste porte, que impactam na vida das pessoas e dos futuros cidadãos de São José”. A secretária adjunta da Saúde, Fabricia Martins, lembrou que quando criança também sofria com problemas de visão, mas devido a falta de recursos na época, ficou dos cinco aos sete anos esperando para ter os primeiros óculos. “Hoje, as crianças de São José estão sendo beneficiadas graças essa iniciativa da Prefeitura”.

A diretora de saúde da atenção especializada, Scheila Monteiro Evaristo, também ressaltou a importância do programa. “É um programa que atende um problema sério, melhorando a aprendizagem e proporcionando mais qualidade de vida para as pessoas”.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa