Hoje é quinta-feira, 30 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPrefeitura de São José prepara a entrega dos primeiros 22 óculos a...

Prefeitura de São José prepara a entrega dos primeiros 22 óculos a estudantes

Acessórios foram escolhidos pelos alunos após exame oftalmológico promovido pelo programa Enxerga São José

O programa “Enxerga São José”, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de São José, por meio das secretarias da Educação e da Saúde, com a meta atender cerca de 20 mil alunos do Município, vai iniciar nesta quinta-feira (9), às 15h, a entrega dos 22 primeiros óculos para estudantes diagnosticados com necessidade do uso do acessório. Nesta primeira semana, a unidade móvel que conta com médico oftalmologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem, continua realizando os exames gratuitos na CEM José Nitro, que está funcionando provisoriamente no Cras de Areias, localizado no bairro Areias.

A previsão é de que a unidade móvel permanecerá pelo tempo necessário para atender todos alunos. Após o exame, se for necessário, a criança receberá óculos gratuitamente, podendo escolher o modelo da armação na própria unidade de ensino. Desenvolvido por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, o programa prevê o atendimento de alunos da pré-escola ao 9º ano do Ensino Fundamental, que totalizam aproximadamente 20 mil educandos da rede municipal.

Ainda este ano, a unidade móvel estará atendendo no CEM Renascer, no Ipiranga, e nos CEM São Luiz e Vila Formosa. Não há prazo para conclusão do programa, já que ele será permanente. O prefeito Orvino Coelho de Ávila salientou a importância do programa ao falar que a consulta e aquisição de óculos tem um custo elevado às famílias. “Essa parceria entre a Saúde e a Educação não tem como dar errada, vamos atender aqueles que mais precisam, lá na ponta. Quem cuida das crianças certamente, no dia do amanhã, uma sociedade melhor. Não existe outra ferramenta de inserção do jovem que não seja por meio da Educação”.

A secretária da Saúde, Sinara Simioni, enfatizou o fato que o programa não prevê somente a entrega de óculos, prevê consultas periódicas das crianças e diante de necessidade a entrega gratuita dos óculos. “O Enxerga São José vem com a proposta de melhorar a qualidade de assistência do nosso ambulatório de oftalmologia, localizado na Policlínica de Barreiros, então esses nossos consultórios têm passado por uma modernização de equipamentos e contratação de mais profissionais”.

A secretária da Educação, Rose Bartucheski também ressaltou a importância do programa. “É um casamento fantástico de saúde com educação, importantíssimo para nossas crianças. Os primeiros 22 óculos para as crianças que passaram pelo exame já chegaram e serão distribuídos. Essa é mais uma etapa para garantir qualidade de saúde e qualidade de educação na nossa cidade”.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa