A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria da Assistência Social, promove nesta quinta-feira (18), data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, ação com um estande no calçadão do Kobrasol, para orientar e prevenir as famílias das 14h às 16h, com pelo menos dez servidores a disposição entregando uma cartilha de conscientização.
A ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre o tema, bem como promover a garantia e a defesa dos direitos da criança e do adolescente em toda a rede de proteção do município, além de ir ao encontro a proposta do Governo Federal de realizar atividades de mobilização da sociedade, com foco na prevenção e principalmente, que enfatizem o Disque 100, serviço gratuito 24h que recebe denúncias de violência contra crianças e adolescentes e do Conselho Tutelar; a abordagem social do Município pelo (48) 98854-4443 ou para o Conselho Tutelar pelo (48) 98467-8951.
“Esse movimento de combate à exploração sexual infantil de crianças e adolescentes deve estar diariamente na vida dos cidadãos, 24h atuando como vigilantes. Se souberem de casos denunciem, para que essas demandas sejam acolhidas”, aponta o coordenador das Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), Walter Corrêa de Fáveri.
Conscientização
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000, e estabelecido em alusão ao Caso Araceli, menina que, aos 8 anos, foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias antes de ser assassinada e deixada em um terreno baldio em Vitória, no Espírito Santo, em 1973. O caso completa 50 anos neste ano.