A Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana entregou 28 sopradores costais que servem para acelerar os serviços, reduzindo o esforço físico do trabalhador, aponta o secretário e presidente da Comcap, Ivan Luiz Ceola Schneider.
Os equipamentos foram divididos metade para intendências que apoiam a limpeza nos bairros e metade para as bases operacionais da Comcap que fazem a limpeza na cidade toda. Os sopradores, explica Schneider, facilitam o amontoamento dos resíduos de limpeza pública, principalmente depois do corte de grama ou na remoção de folhas.
Mais robustos e resistentes, os sopradores permitem melhorar as condições de trabalho e a produtividade das equipes, acrescentou o secretário adjunto, Oscar Vasques Filho.
O superintendente regional do Leste da Ilha, Kleber Domingos de Pinho, disse que, com os sopradores, o serviço de roçagem feito pelas intendências nos bairros terá maior qualidade. “Com os sopradores será possível fazer a finalização do serviço de forma adequada”, comentou.
O intendente distrital de Canasvieiras, Josias Felicio Monteiro, aposta na agilização do serviço de varrição. “O soprador equivale a três pessoas varrendo, então o serviço rende muito mais.”
“Vai ser muito útil, equipamento que nunca tivemos na intendência, vamos trabalhar bastante para deixar o bairro cada vez mais bonito”, reconheceu Erivaldo “Pery” Bastos, intendente do Rio Vermelho.
Renovação na frota
Também foram apresentados os dois novos caminhões com cabine para nove pessoas, espaço para ferramentas e caçamba basculante usados nos serviços de capina, roçagem e pintura de meio-fio. “Os caminhões agilizam o serviço e economizam tempo e recurso ao evitar que duas equipes tenham de ir ao mesmo local”, conta Bida.
Os caminhões servem principalmente para a limpeza dos grandes canteiros nas avenidas do Centro e Continente onde precisa fazer a roçagem e a remoção dos resíduos no mesmo dia.