A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, finalizou nesta quinta-feira, 18 de maio, o trabalho de desobstrução dos canais de drenagem pluvial do norte da ilha, na bacia do Papaquara. Areia e matéria orgânica foram os principais materiais retirados das margens e leito, ao longo de 32 km limpos, totalizando 377 mil metros cúbicos. A quantidade de sedimentos equivale a 37 mil caminhões caçamba carregados.
O trabalho, iniciado em fevereiro, tem impacto direto na ampliação da vazão da água das chuvas na região e, por consequência, na redução de riscos. “Essa foi uma intervenção necessária e muito esperada pela comunidade. Através do Pacto pelo Saneamento conseguimos realizar uma limpeza completa e que vai, além de melhorar o saneamento, garantir mais qualidade de vida aos moradores, evitando prejuízos e transtornos com eventuais enchentes e transbordamentos”, enfatiza o secretário do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.
Antes da limpeza, a profundidade dos canais variava entre 1 metro e 20 centímetros, dependendo do ponto de medição. Após a limpeza, a profundidade média saltou para 1,50m, aferida por processos de batimetria, que permitiram o acompanhamento pela equipe técnica da evolução das condições dos canais durante o trabalho desenvolvido.