Hoje é sexta-feira, 1 de março de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrevenção à dengue: inscrições abertas para a campanha de recolhimento de pneus...

Prevenção à dengue: inscrições abertas para a campanha de recolhimento de pneus de 2023

As inscrições seguem abertas até o dia 17 de março

Os municípios catarinenses que tiverem interesse em aderir à Campanha de recolhimento de pneus de 2023 podem se inscrever a partir de segunda-feira, dia 06 de fevereiro, nesse link: https://forms.gle/1n5RfRpbWuPNb69E9. Lembrando que é necessário também preencher o Termo de Responsabilidade.

As inscrições seguem abertas até o dia 17 de março. “Durante esse tempo, a gente segue divulgando a campanha e incentivando os municípios a aderirem ao projeto que é muito importante na prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Sabemos que os pneus são potenciais criadouros para o mosquito e dar o destino correto a esse material ajuda também na preservação do meio ambiente”, destaca Ivânia Folster, gerente de zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC).

A campanha de recolhimento de pneus é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), através do Programa Penso, Logo Destino, e a Reciclanip, entidade gestora do sistema de Logística Reversa de Pneus Inservíveis em todo o Brasil.

“Começamos com a ação ainda em 2017. E a cada edição conseguimos um engajamento maior dos municípios. Já é um projeto que dá certo e que além de preservar o meio ambiente ajuda na prevenção das doenças, como a dengue” afirma Cícero Luís Brasil, coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino, e técnico do Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC).

DENGUE

Em 2022, o estado bateu recordes de casos de dengue. Foram confirmados 83.276 casos, com 90 óbitos. A melhor forma de prevenir a dengue é eliminar locais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40° C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, a dor no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes. Na presença desses sinais e sintomas, o paciente deve procurar o serviço de saúde o mais breve possível.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa