Hoje é quarta-feira, 24 de junho de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
Publicidadespot_img
spot_img
spot_img
InícioGERALProcon notifica empresas e exige comprovação do cumprimento de lei que garante...

Procon notifica empresas e exige comprovação do cumprimento de lei que garante quitação anual de débitos

Concessionárias e prestadoras de serviço devem apresentar documentação comprobatória

spot_img
spot_img

O Procon Municipal de Florianópolis deu início a fiscalizações de atividades de concessionárias e prestadoras de serviço para verificar o cumprimento da Lei Federal nº 12.007/2009, que garante ao consumidor o direito de receber, anualmente, a Declaração de Quitação de Débitos.

A ação integra as atividades permanentes de fiscalização desenvolvidas pelo órgão municipal de defesa do consumidor, com o objetivo de fortalecer a transparência nas relações de consumo e assegurar o cumprimento da legislação consumerista.

A lei determina que empresas prestadoras de serviços públicos e privados forneçam aos consumidores a declaração anual comprovando a inexistência de débitos relativos ao período anterior — documento que tem o mesmo valor de recibo de quitação para todos os meses a que se refere. O Procon ressalta que a declaração deve ser disponibilizada sem custo adicional, por meio físico ou eletrônico, desde que assegurado o acesso ao consumidor.

Diante da ação, o órgão de defesa do consumidor solicitou que as empresas notificadas apresentem as seguintes informações:

  • de que forma a legislação está sendo cumprida em relação aos consumidores residentes em Florianópolis;
  • documentação comprobatória do cumprimento da norma;
  • os meios utilizados para disponibilização da declaração;
  • e os procedimentos internos adotados para garantir o atendimento à lei.

O diretor do Procon Florianópolis, Tiago Silva, destaca que a fiscalização busca assegurar um direito previsto em lei e muitas vezes desconhecido pela população. “A declaração anual de quitação de débitos é um importante instrumento de proteção ao consumidor, pois comprova a regularidade dos pagamentos realizados ao longo do ano e evita transtornos futuros. Nosso objetivo é verificar se as empresas estão cumprindo integralmente essa obrigação legal e garantir que os consumidores de Florianópolis tenham seus direitos respeitados”, completa.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa